Com o crescimento da inovação tecnológica, as empresas estão apostando na Inteligência Artificial (IA) para otimizar o tempo de respostas em atendimentos e aumentar a produtividade das equipes. Essa tecnologia se baseia na capacidade de um software para realizar múltiplas tarefas e pode também reconhecer padrões por meio de dados e analisá-los.
?? possível saber a experiência do usuário, reconhecer a localização e também acessar informações como condições meteorológicas ou de tráfego, notícias, preços das ações, horários dos usuários. Esta tecnologia tem mudado a maneira de se fazer negócios. ?? possível identificar informações de um cliente no banco de dados ao mesmo tempo em que analisa a dúvida consumidor.
As principais empresas que investem nesse segmento ainda são dos Estados Unidos e da China. Empresas como Apple, Amazon, Facebook, Microsoft, IBM, Alibaba Group. No Brasil há grandes marcas apostando na nova tecnologia, como o Bradesco, com a BIA, que ajuda os clientes a consultar o saldo, a Volkswagen que lançou o Virtus, um veículo com um manual cognitivo que interage por voz, texto e/ou imagens, e a Akmos, empresa de saúde e bem-estar que está investindo na Karen e é pioneira no setor de vendas diretas.
Há seis meses trabalhando com a Karen, o gerente de TI, Edson Santos diz: ???Nós tivemos um aumento muito grande da satisfação dos clientes, principalmente pela interação e rapidez das respostas da Kah. Ela está sempre on-line e atende com muita disposição.???
Muitas empresas acreditam que a IA esteja fora do alcance, principalmente por causa do custo para investir. Mas a inteligência artificial está sendo implantada a custos acessíveis e por seus benefícios com agilidade operacional, eficiência e experiência com clientes e usuários. ????? um investimento que vale a pena, foram R$ 50 mil além dos gastos mensais de manutenção. O custo benefício é visível e tem dado grandes resultados, por isso continuaremos investindo na Karen???, finaliza.