Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ganharam seis prêmios na sétima Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, que terminou nesta quinta-feira (24), na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Sumaré, na Região de Campinas.
Alunos da Etec Trajano Camargo, de Limeira, conquistaram dois primeiros lugares e um terceiro em duas categorias. Outros três projetos desenvolvidos por estudantes das Etecs Polivalente de Americana, Bento Quirino (Campinas) e Prof. Dr. José Dagnoni (Santa Bárbara D’Oeste) ficaram em terceiro lugar (veja classificação abaixo).
A competição foi criada para incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens da Educação Básica e Técnica das regiões de Campinas e de Ribeirão Preto, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Entre os 102 projetos finalistas, 18 eram de estudantes das Escolas Técnicas. Além das quatro unidades vencedoras, participaram da mostra as Etecs de Hortolândia e de Nova Odessa.
A Etec Polivalente de Americana também foi premiada como escola de destaque e escola pioneira. Este último prêmio rendeu à unidade R$ 20 mil na forma de bens duráveis, bens de consumo ou prestação de serviços para o desenvolvimento e continuidade de projetos de ciências investigativos na unidade escolar.