Trabalhar oito horas por dia sentado: essa é a rotina de boa parte dos brasileiros, que, com o tempo, começam a ter problemas sérios de postura e incômodas dores nas costas. ?? claro que é necessário manter o foco no trabalho, porém, também é preciso buscar proteção contra a sobrecarga.
Enquanto se está no escritório, não há como praticar uma corrida ou outro exercício mais pesado. Além disso, nem todos têm tempo para ir à academia. No entanto,  existem alguns exercícios fáceis e rápidos que podem ser realizados enquanto se está trabalhando.
Exercícios para as costasUma das queixas mais comuns de quem trabalha em escritório e passa a maior parte do dia sentado em uma cadeira é a de dor nas costas. Isso acontece porque a musculatura da região fica tensa, principalmente quando a pessoa está sentada de forma incorreta.
Tire um momento do dia para, sem deixar seu espaço de trabalho, esticar os dois braços para o alto e entrelaçar os dedos das mãos. Conte até trinta e solte as mãos, deixando que os braços voltem para o lado do corpo.
Se puder se levantar, mesmo que seja para tomar um café, aproveite e dobre o corpo para a frente, como se fosse tocar os pés. Não dobre os joelhos e mantenha as pernas um pouco separadas. Tente se manter nessa posição por alguns segundos.
Alongamento sem sair do lugarO alongamento é uma ótima forma de evitar as dores e os problemas de postura. Sem se levantar da cadeira, você, facilmente, pode o fazer. Como algumas pessoas não se sentem à vontade para tentar exercícios não tão discretos, estas podem optar por se alongar.
Ainda sentado na cadeira, estique as pernas e erga seus pés. Contraia os músculos e tente se manter na posição por alguns segundos. Relaxe e repita o movimento. Outro exercício que pode ser feito enquanto está em seu lugar, é dobrar e esticar as pontas dos pés, para ativar a circulação dessa região do corpo.
Mexa a cinturaExercícios para a cintura também ajudam na melhora da postura e auxiliam a diminuir as dores e a tensão. Se trata de uma atividade física discreta, que pode ser feita tranquilamente, sem o receio da observação alheia ou de incômodo aos colegas.
Basta, ainda sentado, girar o tronco para a esquerda e contar até 15. Volte à posição normal, relaxe por cerca de 5 segundos. Em seguida, vire o tronco para a direita e conte até 15 outra vez. O ideal é que esse movimento seja repetido de cinco a seis vezes para cada lado.
Não se esqueça do pescoçoO pescoço precisa de atenção, porque a tensão pode ficar acumulada por ali. E nada pior do que se sentir travado nessa região, ainda mais durante o trabalho. Reserve dois a três minutos do seu dia para alongar essa parte do corpo.
Caso se sinta mais à vontade, pode se levantar e fazer o exercício na salinha de descanso/café ou no banheiro, em frente ao espelho. No entanto, nada impede que você faça isso enquanto espera o computador carregar uma página.
Incline sua cabeça para a direita e se mantenha assim por cinco a dez segundos. Para tornar o alongamento mais confortável, você pode usar a mão direita para segurar a cabeça. Passado o tempo indicado, repita o movimento para o lado esquerdo.
Prepare os pulsosSão raras as atividades profissionais que não usam o computador em seu dia a dia. Para evitar problemas, sempre prepare os pulsos antes de começar a digitar. Estique o braço direito e vire a palma da mão para fora. Puxe seus dedos levemente, com a mão esquerda. Repita o mesmo processo com o braço esquerdo.

Em seguida, retorne para o lado direito do corpo, mas, agora, sua mão direita deve ficar virada para dentro. Puxe e segure os dedos. Não se esqueça de fazer o mesmo com o outro braço e mão.Esses exercícios são, em sua maioria, discretos e podem ser feitos sem medo. Lembre-se que sua saúde vem em primeiro lugar e que é melhor estar alongado do que com dores em várias partes do corpo!