A vereadora Maria Giovana (PC do B) divulgou um abaixo assinado no Centro de Americana na tarde desta sexta-feira, em que propõe o pagamento de uma taxa antes que o motorista seja multado de fato por infração referente a área azul. O motorista teria o prazo de 24 horas para pagar a taxa no valor de uma Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), hoje fixada em R$ 27,61 ao invés de ser multado. A multa hoje é de R$ 195,23.
A medida, segundo a parlamentar, visa diminuir o número exagerado de multas aplicadas pela empresa concessionária do serviço, fomentar novamente a vinda de consumidores ao Centro de Americana e retomar, além de resguardar a saúde financeira dos comércios centrais.
???Temos uma média de 224 infrações por dia. Isso é absurdo. O sistema rotativo da Área Azul, do jeito que está, afasta a população do Centro de Americana. Com essa quantidade de multas aplicadas, vamos ter uma área Central fantasma??? afirma a parlamentar.
De acordo com Maria Giovana, a ideia vai ao encontro dos anseios da população americanense e todo valor arrecadado será revertido ao Fundo Municipal de Trânsito. ???Volto a afirmar que o sistema rotativo da Área Azul foi muito mal planejado. Estamos tentando amenizar os danos causados principalmente ao comércio do Centro de Americana???, explica ela.
ABAIXO ASSINADOSegundo a vereadora, o abaixo assinado foi elaborado para que a população se manifeste a favor da taxa de regularização. ???Nosso intuito é envolver toda a população de Americana nessa questão. O sistema não foi bem aceito e assim que as multas começaram a ser emitidas ficou ainda pior???, afirma Maria Giovana.