No primeiro grande desafio da oitava temporada do MasterChef Brasil, que vai ao ar na próxima terça-feira (27), às 22h30, os competidores vão encarar uma prova em equipe extremamente exigente. Cada time terá de fazer 150 marmitas para serem entregues ao projeto O Amor Agradece, uma entidade que promove doação de alimentos a moradores de rua em São Paulo. Divididos em dois grupos, os participantes precisam se organizar – e se entender mesmo com personalidades tão distintas – para pensar em uma combinação de alimentos e na quantidade de porções.
Além de todo o clima de ansiedade para se livrar da eliminação, alguns ficam emotivos com a finalidade da prova e acabam caindo no choro. Com o intuito de dar brilho à disputa e ressaltar a importância do trabalho social, o ator e apresentador Felipe Titto vai ao estúdio para detalhar sua experiência ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade. O artista, que também já trabalhou como cozinheiro no tempo em que morou fora do Brasil, divide sua experiência e dá dicas para os cozinheiros amadores.
Além da presença do convidado especial, uma outra novidade marca o episódio. A avaliação dos jurados será feita de forma diferente, visando cinco categorias: liderança, trabalho em equipe, cardápio, apresentação e sabor. Como se não bastasse isso, os aspirantes a chef ainda são surpreendidos com um avental dourado, que dá o poder supremo a quem tiver coragem de vesti-lo para tomar o lugar do capitão.
Na prova de eliminação, os participantes terão de fazer um clássico francês, o croque monsieur. O prato deve ser apresentado com salada e um molho que harmonize com o sanduíche quente.
Ao final do tempo, os autores das melhores receitas são salvos, enquanto os três piores brigam pela permanência no programa. Um deles é resgatado pelos colegas que já estão no mezanino, enquanto os jurados escolhem o eliminado da semana entre os dois que restarem.
Premiação
Além do troféu, grande símbolo do melhor chef amador do país, a SumUp irá rechear a conta do melhor cozinheiro da temporada com R$ 300 mil. A empresa também vai oferecer ao vencedor de cada prova individual um prêmio de mil reais. O novo MasterChef Brasil ganhará da Amazon R$ 5 mil em compras por mês, durante um ano, para ser usado na loja amazon.com.br. Já a Claro vai levá-lo com um acompanhante para um destino gastronômico inesquecível, com o intuito de conectá-lo com tudo o que mais ama. A Britânia dará ao vencedor produtos dignos de chef, enquanto a Brastemp o presenteará com uma cozinha completa da linha Gourmand. Já a Seara convidará o vencedor a participar do time de Chefs Influenciadores da marca para o desenvolvimento de receitas. O grande campeão ainda terá a oportunidade de fazer um curso de técnicas tradicionais da culinária francesa na Le Cordon Bleu Brasil. O segundo colocado também ganhará um curso de habilidades e técnicas da pâtisserie.
O MasterChef Brasil é uma coprodução Band/Endemol Shine Brasil/Discovery Home & Health baseada no formato da Endemol Shine Group. O talent show vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo BandPlay. A atração também é exibida às sextas-feiras, a partir das 19h40, no canal Discovery Home & Health.