A multiplicidade de papéis impostos pela sociedade às mulheres é um dos principais fatores do adoecimento psicológico feminino. Com tanta pressão externa e interna para cumprir demandas diversas, as brasileiras acabam “sufocadas”, sobretudo, pela culpa. A dupla jornada – em especial, entre as mulheres casadas e as empreendedoras – afeta muito a vida e a saúde feminina. À lista de preocupações somam-se os problemas sociais como assédio moral e remuneração desproporcional. A sobrecarga ficou ainda mais clara entre as mães na pandemia, sendo evidenciada pela falta de divisão dos trabalhos domésticos e da gestão dos estudos e do cotidiano dos filhos. Essa dose extra de tarefas potencializa o risco de elas desenvolverem problemas psicológicos como ansiedade, transtornos alimentares, depressão e transtornos associados ao ciclo reprodutivo. Essas são algumas das conclusões da pesquisa Ser mulher: a saúde da mente delas, conduzida pela NOZ Pesquisa e Inteligência em parceria com o Instituto Bem do Estar; o apoio é da organização PHI (Philantropia Inteligente).
A pesquisa integra a campanha Ser Mulher – a saúde da mente delas, cuja proposta é abrir espaços de conversas e reflexões sobre a mulher e as questões que envolvem a saúde da mente feminina. “Para fomentar e qualificar esse diálogo, criamos um conteúdo diverso produzido por especialistas multidisciplinares; entrevistas com mulheres plurais, em diferentes plataformas. E, em parceria com a NOZ Pesquisa e Inteligência, conduzimos uma pesquisa visando gerar dados que deem suporte para uma reflexão qualificada, além de impulsionar o debate, a escuta ativa e a troca de experiências”, afirmam as coordenadoras do levantamento, acrescentando que o estudo possui o intuito de entender melhor o cenário da saúde da mente das mulheres que vivem no Brasil, os anseios e as dificuldades delas, além de proporcionar às participantes a oportunidade de olhar para os próprios sentimentos e as próprias sensações.
A pesquisa mostra que – antes e durante a pandemia – os sentimentos como “excessivamente preocupada”, “ansiosa” e “excessivamente cansada” aumentaram assustadoramente entre as mulheres. No capítulo Desafios femininos potencializados pela pandemia, a análise mostra que 81% das entrevistadas afirmaram ser mais ou muito mais difícil e desafiador conciliar a maternidade e a vida profissional neste contexto da crise sanitária (percentual de 86% entre as casadas). Na análise dos sentimentos, 84% estão excessivamente preocupadas (muito mais) e 65%, sem ânimo para atividades (muito mais). A culpa excessiva é constante para 45%.
DESTAQUES DA PESQUISA
| Violência doméstica (física ou psicológica) | Quando questionadas se o tema afeta o cotidiano, 44% das mulheres responderam que são afetadas ou muito afetadas pela temática; 64% das mulheres divorciadas afirmaram que a violência doméstica já afetou suas vidas; 49% das mulheres com filhos afirmaram que a violência doméstica já afetou suas vidas – o percentual é de 38% para as que não possuem filhos –; e 52% das mulheres que não estão atuando profissionalmente afirmaram que a violência doméstica já afetou suas vidas.
| Reconhecimento profissional | Quando convidadas a avaliar o impacto de serem ou não reconhecidas pelo que fazem profissionalmente, 72% das mulheres responderam que se sentem afetadas ou muito; apenas 17% responderam que essa valorização (ou falta dela) as afeta pouco; 12% reportaram que não são afetadas.
| Dupla jornada (profissional e doméstica) | Para 65% das entrevistadas, o impacto da dupla jornada na saúde da mente as afeta ou afeta muito; 14% não são afetadas e 21% responderam que são um pouco afetadas. Entre as respondentes, 72% das mulheres casadas afirmaram que a dupla jornada afeta suas vidas; o número é de 55% para as solteiras. O percentual é de 73% entre as mulheres com filhos (afirmaram que a dupla jornada já afetou suas vidas); e 54% é o índice entre as que não possuem filhos. Um dado interessante mostrado pela pesquisa é que 70% das empreendedoras afirmaram que a dupla jornada afeta suas vidas.
| Discriminação de gênero | Entre as entrevistadas, 55% responderam que se sentem afetadas ou muito afetadas pela discriminação de gênero; para 18%, a temática afeta pouco; e, para 27%, não afeta.
| Assédio moral | Para 64% das entrevistadas, o assédio moral afeta muito ou afeta a saúde da mente; 17% reportaram que não afeta; e 19%, que afeta pouco.
| Remuneração | Para 66%, a remuneração afeta muito ou afeta a saúde da mente; 19% responderam que afeta pouco; e 15% reportaram que não são afetadas pelo tema.
| Apoio à maternidade no ambiente de trabalho | 51% das entrevistadas afirmaram que se sentem afetadas ou muito afetadas pelo apoio à maternidade que recebem (ou não) no ambiente profissional; 37% não se sentem afetadas; e 13% reportaram que o tema as afeta pouco. A percepção sobre o apoio à maternidade piora entre as mulheres que possuem filhos: 61% das mães afirmaram que a maternidade afeta ou já afetou suas vidas; o percentual é de 37% para as que não possuem filhos. “Esse dado demonstra que, mesmo entre as mulheres, os desafios impostos pela maternidade parecem invisíveis e o apoio no ambiente profissional só é percebido como necessário pelas próprias mães”, afirma Juliana Vanin.
DESAFIOS FEMININOS POTENCIALIZADOS PELA PANDEMIA
Conciliar maternidade e vida profissional
Entre as mulheres com filhos, enteados ou crianças sob a sua responsabilidade (menores de 18 anos), conciliar maternidade e vida profissional foi o desafio que se tornou ainda mais difícil na pandemia. Entre as entrevistadas, 81% afirmaram ser mais ou muito mais difícil e desafiador nesse período da pandemia; 86% das mulheres casadas afirmaram ser mais difícil – ou muito mais difícil – conciliar maternidade e vida profissional. O percentual é de 72% entre as não casadas (solteiras, divorciadas ou viúvas), todas com filhos. “Esse resultado demonstra as consequências da sobrecarga de responsabilidades e a falta de divisão dos trabalhos domésticos, algo que fica mais evidente no dia a dia das mulheres casadas”, analisa Juliana Vanin.
Rotina on-line dos filhos
Para 67% das entrevistadas, a rotina on-line dos filhos é muito difícil e desafiadora; para 22%, pouco difícil ou desafiadora; e, para 11%, nada difícil ou desafiadora.
Conciliar o dia a dia com a rotina das atividades domésticas
Entre as entrevistadas, 66% afirmaram ser muito mais difícil e desafiador conciliar as demandas do cotidiano com a rotina das atividades domésticas. “Novamente observamos a diferença entre casadas e não casadas: 70% das mulheres casadas contra 59% das não casadas consideram ser mais difícil ou muito mais difícil conciliar o dia a dia com a rotina das atividades domésticas. Importante salientar que o percentual é alto nos dois grupos, porém, os dados mostram o aumento da sobrecarga de trabalho entre as casadas”, avalia Isabel Marçal, acrescentando que, além disso, o percentual que considera ser mais difícil ou muito mais difícil conciliar o cotidiano com a rotina das atividades domésticas é de 78% entre as mulheres com filhos contra 59% entre as que não possuem filhos.
Convívio diário e mais intenso com os outros moradores da mesma casa
58% das entrevistadas afirmaram ser mais ou muito mais difícil e desafiador o convívio intenso dentro de casa; para 25%, esse convívio ficou menos difícil e desafiador. “Desconsiderando as entrevistadas que moram sozinhas, percebemos que o convívio é um desafio ainda mais relevante para o período”, Isabel Marçal.
Vida financeira
Na análise do impacto da vida financeira na saúde da mente das mulheres, 71% afirmaram ser mais ou muito mais difícil e desafiador do que antes da pandemia; somente 6% reportaram ser menos difícil e desafiador. Entre as mulheres que prestam serviços de forma fixa e contínua (CLT, PJ e funcionárias públicas), o percentual cai para 60%; entre as que estão desempregadas (em busca de uma nova vaga), o percentual é de 88% de mulheres que consideram que a vida financeira está mais ou muito mais difícil e desafiadora. Para 78% das mulheres com filhos, a vida financeira está mais ou muito mais difícil e desafiadora; o percentual cai para 62% entre as que não possuem filhos.
Sentimentos: como você tem se sentido nesses últimos meses em comparação ao período anterior à pandemia?
Entre as entrevistadas, 84% afirmaram que estão excessivamente mais preocupadas; 80%, mais ansiosas; 73%, excessivamente mais cansadas; 69%, mais irritadas; 68%, com mais dificuldade de concentração; 65%, sem ânimo para realizar as atividades (mais do que antes); 51% se sentindo mais sozinhas; e 45%, mais culpadas.
Oitenta por cento das entrevistadas estão se sentindo mais ansiosas do que antes da pandemia. Entre as entrevistadas, 81% também afirmaram que já passaram por crise de ansiedade, porém, quase metade não procurou ajuda. Entre as que procuraram ajuda, as principais formas relatadas espontaneamente foram:
- terapia/tratamento psicológico | 69%
- acompanhamento psiquiátrico | 34%
- médicos de outras especialidades ou especialidade não informada | 8%
- medicação | 4%
Sem ânimo para realizar suas atividades: 65% estão se sentindo mais sem ânimo do que antes da pandemia.
Depressão: 54% também afirmam que já tiveram depressão, porém, quase metade não procurou ajuda. Entre as que procuraram ajuda, as principais formas relatadas espontaneamente foram:
- terapia/tratamento psicológico| 47%
- acompanhamento psiquiátrico| 33%
- médicos de outras especialidades ou não informada a especialidade| 4%
- medicação | 7%
Culpa: 45% das entrevistadas estão se sentindo mais culpadas do que antes da pandemia; 21% das entrevistadas nunca se sentiram culpadas nesse período.
Terapia: apenas 17% das mulheres com filhos estão fazendo terapia, o percentual é de 34% entre as que não possuem filhos; as mulheres que não estão exercendo atividade remunerada apresentam os percentuais mais baixos em relação à terapia, apenas 9% estão realizando terapia; quase metade (48%) das mulheres acima de 51 anos afirmaram que nunca fizeram terapia; além disso, quatro em cada dez dessas mulheres dizem não ter vontade.
SOBRE O INSTITUTO BEM DO ESTAR
Fundado em 2018 por Isabel Marçal e Milena Fanucchi, o Instituto Bem do Estar é um negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente. Com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente, a organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável. Para tal, possui três objetivos que visam à transformação social necessária a uma sociedade que está em falência emocional: CONSCIENTIZAR, informa a população sobre os cuidados para uma saúde da mente de qualidade, estimulando a busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia por meio de conteúdo digital, campanhas de conscientização, mostras e exposições culturais; CONECTAR, promove experiências do cuidado com a mente, proporcionando ferramentas que contribuem com o desenvolvimento socioemocional individual e coletivo por meio de atividades práticas, como vivências, workshops e palestras, além da divulgação de locais de atendimento terapêutico gratuitos ou por contribuição consciente; MOBILIZAR, entende o contexto sobre saúde da mente e o impacto na sociedade, gerando estatísticas e articulando agentes públicos e privados, visando ao acesso a políticas públicas via pesquisas e práticas de advocacy.
SOBRE NOZ PESQUISA E INTELIGÊNCIA
A empresa NOZ é um ateliê de pesquisa e inteligência de negócios, cujo trabalho é entender desejos e comportamentos humanos. Ela atua em todo o ciclo de negócio, unindo conhecimentos e metodologias de Economia Comportamental, Pesquisa, Planejamento Estratégico, Financeiro e de Marketing. Além de consultoria e projetos para empresas, a NOZ foca o trabalho em estudos sociais sobre diversos temas, como Cooperação, Educação, Trabalho e Empreendedorismo, Maturidade (50+), Doação, Mulheres e o Mercado de Trabalho. Fundada em 2015 por Juliana Vanin – economista formada pela Universidade de São Paulo (USP); pós-graduada em Finanças pelo Insper; especialista em Pesquisa de Mercado, Inteligência de Negócios, Planejamento Financeiro e Estratégico –, a empresa produz informação e conhecimento, acreditando que estes têm o poder de transformar. Tem como objetivo impulsionar o debate, a troca de experiências e a escuta de novas visões e percepções.
SOBRE A PHI (PHILANTROPIA INTELIGENTE)
Fundado em 2014 com o objetivo de disponibilizar recursos de forma eficiente, com foco nos resultados e voltado para iniciativas de transformação social, o Phi já apoiou 857 projetos, movimentando R$ 97,6 milhões para o terceiro setor e impactando direta e indiretamente mais de 1 milhão de pessoas.