O NM resolveu ouvir a posição dos vereadores da região com relação à ideia do governador de São Paulo Geraldo Alckmin de propor a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Nenhum vereador disse ser contra a redução.

Em Nova Odessa, Carla Lucena (PSDB) e Tiãozinho do Klavin (PDT) disseram ser favoráveis. Avelino da Telefonia  o Pôneis (PSDB) e Leitinho (PDT) ainda não possuem posição definida e estão estudando detalhadamente a situação.
O presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB) também estuda a situação. “?? uma questão complexa com argumentos fortes em ambos os lados e ainda devem ser discutidas algumas ferramentas”.
O professor Bi (PSDB) é a favor. “Os jovens na cidade já têm consciência do que fazem e se aproveitam da idade para cometer esses atos. Hoje os jovens já possuem seus direitos e também devem ter seus deveres. ?? uma via de mão dupla”.
Professor Antonio (PT) também se posicionou favorável, “mas antes é necessário oferecer uma educação de qualidade no país”.
Celso da Concrenova (PSDB) apoia a redução, “mas também no investimento de projetos sociais e de educação para que os jovens não cheguem a esse ponto de recorrer a marginalidade”.