Estão abertas as inscrições para famílias interessadas em fazer parte do Programa de Castração Animal da Prefeitura de Nova Odessa. Inicialmente serão atendidos 500 animais (350 cães e 150 gatos) de estimação de famílias com renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Além do comprovante de renda familiar de até três salários mínimos, os interessados devem apresentar cópia do comprovante de endereço em Nova Odessa, documento de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Os munícipes devem procurar a Diretoria de Vigilância em Saúde para preencher o cadastro do animal – com idade a partir de 7 meses -, a ser beneficiado por alguma das etapas da campanha anual.
Para o cadastro (fornecimento de dados do animal, contato para o agendamento do procedimento, entre outros), o atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, na recepção da Diretoria de Vigilância em Saúde de Nova Odessa que fica na Rua Independência, nº 581, no Centro. O Setor de Zoonoses entrará em contato com o proprietário do animal para o agendamento da data, horário e local do procedimento.
CIRURGIA – O procedimento da castração consiste em uma cirurgia com anestesia geral feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Nos machos, se extrai os testículos. O animal não precisa ficar internado e, em torno de uma semana estará totalmente recuperado.
Com aproveitamento do efeito da mesma anestesia, os animais castrados recebem a implantação de microchips, para identificação eletrônica dos animais que permite o controle das vacinas aplicadas e também a identificação de cada ???pet??? caso ele se perca. Após a instalação do microchip, os animais são cadastrados individualmente em um sistema eletrônico de identificação, inclusive com as vacinas aplicadas anteriormente.