Estamos vivendo um momento histórico social de enorme riqueza. O Brasil encontrou nas ruas uma maneira eficiente de se comunicar. O idioma usado, a democracia. 

As manifestações estão sendo organizadas à margem dos partidos políticos, inclusive com total ojeriza às suas bandeiras. Contudo, a flâmula verde e amarela, que está acima de toda qualquer sigla partidária, essa sim, foi erguida por milhões de brasileiros.
O aumento do preço da tarifa do transporte público foi o estopim do movimento. Mas temos também o receio da volta da inflação, o aumento da criminalidade, a corrupção desenfreada… ou seja, se a gota d???água foi a tarifa, todas as outras também tem grande importância, pois contribuíram da mesma forma para transbordar o copo da indignação social. 
O resultado até agora foi que diversas prefeituras já reduziram tarifas por conta das mobilizações. Campinas não poderia ser diferente. Já havia reduzido uma vez e frente ao clamor popular, o fez novamente. Sabemos, porém, que isso significa readequações orçamentárias.
Isso demonstra mais uma vez a fundamental importância político-administrativa de um novo Pacto Federativo. Os recursos gerados pelos impostos municipais, se aplicados diretamente nos municípios, proporcionarão um melhor desenvolvimento estratégico local. Isso também permitirá a independência institucional necessária para uma concreta autonomia entre poder central e os poderes locais.
Não podemos desperdiçar a oportunidade dessa mudança. O solo está fértil!
?? nosso dever enaltecer e estimular o caráter espontâneo do movimento, o papel das redes sociais e principalmente, o despertar democrático e atuante de uma nova geração atuando nos movimentos sociais do país! Porém, àqueles que, camuflados pela ação patriota da maioria, expressam seu ódio através de atos violentos, minha veemente repulsa!
Que cada passo dado, cada bandeira levantada e cada grito ecoado em prol da democracia, torne o Brasil cada vez mais justo e pacífico!
Saudações!