Prefeitura atualiza 215 cadernetas de crianças e adolescentes nas escolas

Cidades, Destaque,

Prefeitura atualiza 215 cadernetas de crianças e adolescentes nas escolas

13 de abril de 2024

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, promoveu ao longo da semana uma ação de atualização de cadernetas de vacinação em algumas unidades escolares do município. A iniciativa fez parte da adesão à Campanha de Multivacinação contra doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em parceria com os municípios.

A ação foi realizada nas Escolas Estaduais Profª. Odair de Oliveira Segamarchi, Profª. Jadyr Guimarães Castro, Profª. Irene de Assis Saes, Prof. Dirceu Dias Carneiro e Profª Sonia Bataglia Cardoso. Nestas unidades escolares foram avaliadas 431 cadernetas, sendo necessária a atualização para 215 crianças e adolescentes. No total foram aplicadas 317 doses, entre todas as vacinas.  Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde irá avaliar junto à Secretaria de Educação a viabilidade de estender a iniciativa para outras escolas.

Com foco nas crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinadas ou com esquemas incompletos de acordo com o Calendário Vacinal, equipes de vacinação das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram até as escolas visando ampliar o acesso e a cobertura vacinal, além de incentivar a cultura da imunização e disseminar ações educativas de saúde entre os alunos.

LEIA + NOTÍCIAS

Para garantir a imunização, todos os pais ou responsáveis pelas crianças encaminharam à instituição escolar a caderneta de vacinação, permitindo a avaliação da situação vacinal, além da assinatura do “Termo de Assentimento para Vacinação” para qualquer atualização necessária.

Entre as vacinas disponibilizadas estavam: Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre Amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), Meningocócica ACWY e Covid-19.

No Município, as vacinas para todas as faixas etárias estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação. Os horários de funcionamento das salas de vacina devem ser consultados em cada unidade por telefone ou pessoalmente.

vacina hpv 02 impresa

Prefeitura atualiza 215 cadernetas de crianças e adolescentes nas escolas

Gostou? Compartilhe!