Acaba de chegar ao mercado brasileiro o novo imunizante (vacina) contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) indicado também para gestantes com o objetivo de proteger o bebê até os seis meses de idade. Nas crianças, o VSR pode causar bronquiolite e a imunização é a melhor forma de prevenção. Segundo a fabricante do novo imunizante, recém-nascidos (90 dias) cujas mães foram vacinadas tiveram uma redução de 81,8% dos casos graves que virariam internação em CTI/UTI e de 57,1% dos casos gerais de VSR.

A infectologista e consultora de vacinas da Dasa, dra. Rosana Richtmann, ressalta que esse vírus é um dos grandes responsáveis pela bronquiolite em crianças.

Sobre a nova vacina

“O VSR tem o potencial de causar quadro graves, principalmente em lactantes, crianças e idosos. Estatísticas do Ministério da Saúde mostram que, em 2023, ele foi responsável por 26% das síndromes respiratórias agudas graves virais em pacientes que necessitaram de internação hospitalar”, afirma.

Leia+ Sobre saúde aqui no NovoMomento

Segundo os dados do Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), O VSR esteve presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no Brasil nos primeiros três meses de 2023. Entre janeiro e março, foram mais de 3,3 mil infecções – dessas, 95% atingiram bebês e crianças de 0 a 4 anos.

A nova vacina é administrada em dose única (0,5 ml) no segundo ou terceiro trimestre da gestação (24 a 36 semanas). Ela também é recomendada para pessoas acima de 60 anos. Está disponível nos laboratórios da Dasa, como Alta Diagnósticos (SP e RJ), Delboni e Lavoisier (SP), Sérgio Franco e Bronstein (RJ), Cerpe e Boris Berenstein (PE), Exame (DF), Leme (BA), Frischmann-Aisengart (PR), Lustosa e São Marcos (MG), entre diversas marcas da rede.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP