Depois que o NM publicou a lista dos 5 prefeituráveis mais cotados para a disputa eleitoral de Americana em 2028 novos outros 5 nomes surgiram- seja por vontade própria ou por ‘anseio do povo’.

Os ex-prefeitos e arquirrivais Omar Najar (2015-2020) e Diego De Nadai (2009-2014) ainda movem corações saudosos e um tête a tête pode ser vislumbrado.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Prefeituráveis

Também estariam na disputa para suceder Chico Sardelli (PL) os vereadores Gualter Amado (PDT), Thiago Brochi (PL) e Professora Juliana (PT).

Dos prefeituráveis, Diego e Omar teriam poucas dificuldades políticas, partidárias ou eleitorais para serem candidatos, mas a Justiça e a saúde- somados ao desgaste- seriam hoje os maiores impeditícios para a nova aventura em 2028.

Juliana seria, em tese, a que menos tem problemas partidários. Ela é hoje o nome mais forte do PT na cidade, mas o comando da legenda sói trabalha em linha dissonante com o mandato dela ou suas aspirações.

Gualter teria que arrumar um novo partido ou esperar a saída de Giovana Fortunato do PDT para ter um partido mais ‘seu’. Thiago Brochi terá que deixar o PL, hoje tem proximidade com o PP, e buscar consenso para vir a prefeito.

Demais prefeituráveis

O mercado da política enxerga hoje como nomes mais fortes para a disputa o vice-prefeito Odir Demarchi (PSD), o vereador campeão de votos Jr Dias (PSD) e a ex-vereadora Giovana Fortunato (PDT).  Correm por fora nesse 1o grupo o ex-deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) e o vereador reeleito em 2024 Leco Soares (Podemos).

Leia + sobre partidos política regional