O vereador Antônio Alves Teixeira (PT), o professor Antônio, tevê requerimento aprovado na última sessão (19) no qual solicita informações da Prefeitura sobre a realização de parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, com o objetivo de receber unidades móveis (ônibus ou carreta adaptada) para o rastreamento do câncer de mama e do câncer de próstata em Nova Odessa.
No documento consta que informação disponibilizada pelo Hospital de Câncer de Barretos em sua página na internet (http://www.hcancerbarretos.com.br/unidades-de-prevencao ), o projeto voltado à busca ativa de pacientes para fazerem os exames preventivos de câncer em seus domicílios ou em locais próximos, vem sendo realizado pelo Hospital em outras regiões do país, em um trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina.
Atualmente, o hospital possui seis unidades móveis (ônibus e carretas adaptadas) que realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele, através de exames preventivos na população. No caso do câncer de pele, além dos exames, os pacientes podem ser tratados na própria unidade móvel, equipada com um centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias ambulatoriais.
Para poder atuar de maneira eficiente e especializada, as unidades móveis de prevenção realizam diferentes tipos de exames e vão a diferentes localidades do país. Algumas unidades realizam exames preventivos de câncer de mama e colo uterino e outras efetivam exames preventivos de pele, próstata e colo uterino.
Em relação ao câncer de próstata, o referido hospital possui uma unidade móvel, que percorre seis estados do Brasil realizando exames de toque retal e sangue (PSA) para a detecção precoce do câncer de próstata. O rastreamento é realizado desde 2004 e 25.478 homens foram examinados. Entre os casos de câncer diagnosticados através da unidade móvel, 75% deles encontram-se em estágios iniciais, possibilitando que este paciente seja curado do câncer de próstata em razão do diagnóstico precoce.