Aproximadamente cinco bilhões de pessoas do mundo todo assistirão às competições das Olimpíadas Rio 2016 por meio de emissoras de TV, rádio e Internet, cujos profissionais e equipamentos ficarão no Centro de Transmissão Internacional (International Broadcast Center, em inglês – IBC). E tudo isso graças a uma empresa da Região Metropolitana de Campinas (RMC), no quesito projeto elétrico: a Inntag Engineer.

Referência em engenharia elétrica e parceira da General Eletric (GE), a Inntag, que se localiza em Americana (SP), produziu os painéis de energia para o IBC. Ao todo, a empresa forneceu 75 cubículos de média tensão e 89 conjuntos de baixa tensão, totalizando 457 conjuntos, que serão responsáveis por distribuir a energia para a transmissão de imagens dos jogos olímpicos em 12 estúdios de emissoras televisivas instalados no prédio, além de jornais impressos, revistas, emissoras de rádio e outros veículos de TV e Internet.
Segundo o diretor comercial da Inntag, Marcio Borges, o projeto durou cerca de sete meses e só foi possível graças à experiência e competência técnica dos colaboradores e parceiros da organização. “Além dos equipamentos, também fomos responsáveis pela elaboração do projeto eletromecânico e pelo desenvolvimento das proteções e das lógicas de transferência de energia do IBC”, destacou.
Para Borges, esse foi mais um dos desafios cumpridos com sucesso pela Inntag, que atua em todo o mundo. “Fomos procurados pela GE para esse projeto graças à experiência e qualificação de toda nossa equipe. Com certeza trata-se de mais um desafio cumprido com determinação e sucesso pela Inntag”, disse. “Também recebemos elogios do Comitê Organizador Dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016???, tendo como pontos positivos a organização dos trabalhos e a rápida resposta frente às solicitações efetuadas, o que para nós é motivo de muito orgulho”, completou.
Na inauguração do prédio, ocorrida no dia 8 de novembro, o presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a importância estratégica do IBC. “Esta talvez seja uma das obras mais complexas da história dos Jogos. Daqui sairão quase seis mil horas de imagens para o mundo, que atingirão cinco bilhões de telespectadores, algo inimaginável para este país, para qualquer pessoa”, disse o dirigente.
Durante a solenidade de entrega das chaves do IBC ao Comitê, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, frisou a complexidade do projeto. “Isso aqui é das coisas mais difíceis de se fazer. Tenho de admitir que é maior e mais difícil de fazer do que qualquer estádio dos Jogos”.  N??MEROS DO IBC- Início da obra: outubro de 2013- Entrega da obra: novembro de 2015- Área total construída do IBC e IBC Offices: 79 mil m²- Área total construída do edifício principal do IBC: 68 mil m²- Área total da cobertura: 32 mil m²- Capacidade diária durante os Jogos: 10 mil pessoas- Altura do prédio: 21 metros, com dois pavimentos. O primeiro tem 12 m de altura e o segundo, oito metros- Estúdios: 12 estúdios de aproximadamente 5 mil m²- Estacas metálicas na fundação: 1.215 unidades- Concreto total usado no IBC: 20 mil m³, sendo 11 mil m³ de concreto usinado especial, com adição de fibras de polipropileno- Steel Frame utilizado no fechamento interno e externo: 33 mil m²- Banheiros: 49, sendo 16 acessíveis a pessoas com deficiência- Número de pessoas que trabalharam na obra: 500- Escadas: 12 internas e 14 externas- Elevadores: 13, sendo 9 de carga (5 toneladas) e 4 de passageiros Fonte: Prefeitura do Rio  Sobre a InntagFundada em 2009 e localizada em Americana (interior de São Paulo), a Inntag Enginner é uma empresa especializada no fornecimento de projetos, serviços, produtos e sistemas nas áreas de baixa e média tensão aplicados em empreendimentos industriais e em sistemas de geração de energia. A Inntag é referência nacional em engenharia elétrica e se destaca pela qualidade técnica de seus trabalhadores, dispondo de mão de obra extremamente qualificada e profissionais com vasta experiência em elétrica, automação, eletrônica de potência e sistemas para máquinas síncronas (geradores e motores). Além de produzir painéis de baixa e média tensão para clientes de toda a América Latina, a Inntag atua em todo o mundo nas áreas de acionamento, controle, excitação e proteção de máquinas e equipamentos, manutenções preventivas e corretivas, comissionamento e start-up. A empresa fica na Avenida de Cillo, número 4034, Parque Universitário, Americana (SP). Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.inntag.com.br e pelo Facebook www.facebook.com/inntagengineer