Representantes da Prefeitura de Americana participaram, na última quinta-feira (22), de uma reunião promovida pelo GAEMA-PCJ (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente da Bacia do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí), no auditório do Ministério Público, em Piracicaba.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
O encontro reuniu diversas entidades para discutir estratégias regionais de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas, com foco na atuação integrada entre os municípios.
Americana foi representada
O secretário adjunto de Meio Ambiente, Neto Franzatto, e o coordenador da Defesa Civil, João Miletta, representaram o município na reunião, que teve a parceria do 16º Grupamento de Bombeiros e de outras instituições. As discussões abrangeram cidades como Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis.
“Foi muito importante a reunião do GAEMA com o engajamento de diversas entidades nesta ação de combate aos incêndios, dentro da Operação São Paulo Sem Fogo, para que o trabalho seja bem-sucedido em prol do meio ambiente e da saúde da população”, afirmou Miletta.
Franzatto destacou o papel da articulação regional. “A troca de experiências e as ações integradas no combate a queimadas em áreas agrícolas e de preservação são fundamentais para aprimorarmos os trabalhos em Americana, com foco na prevenção, monitoramento e conscientização da população”, disse.
Conduzida pela promotora de Justiça Alexandra Facciolli Martins, a reunião abordou temas como:
- Melhoria da comunicação entre as instituições para respostas mais rápidas;
- Adesão dos municípios à Operação São Paulo Sem Fogo, com destaque para os Planos de Auxílio Mútuo (PAMs) e as Redes Integradas de Emergência (RINEMs);
- Troca de experiências e propostas para aperfeiçoar a prevenção e o combate aos incêndios;
- Articulação entre áreas agrícolas, unidades de conservação, rodovias e concessionárias;
- Comunicação com a população sobre os riscos do uso do fogo e os impactos ambientais e à saúde.