A Secretaria de Saúde de Americana encerrou em dezembro a segunda vigência da pesagem do Programa Bolsa Família. Durante a vigência de 2012, todas as famílias foram convocadas a comparecerem na unidade de saúde mais próxima de sua residência para efetuar o acompanhamento do perfil da saúde de todos os beneficiários do Programa.
A ação faz parte das ações do setor de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde de Americana. A responsável pelo setor, Eliane Agulha, explicou que na primeira vigência de 2012, das 1483 famílias cadastradas no Programa, 1060 (71,5%) foram acompanhadas pela Secretaria de Saúde. Já na segunda vigência, das 1744 famílias, 1359 (77,9%) foram acompanhadas.
???Este pequeno, mas significante aumento no acompanhamento das famílias se deu devido à realização da busca ativa, através de visitas domiciliares, das famílias que não haviam comparecido nas unidades de saúde para realizar o acompanhamento???, informou.
Para ela, a maior dificuldade encontrada é que as famílias beneficiárias no Programa não atualizam os dados cadastrais na Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano ou no Centro Comunitário. ???Essa atualização deve ser realizada todas as vezes que houver alguma mudança estrutural da família ou quando a família mudar de endereço???, disse. Em 2013 será iniciada uma nova vigência em que todas as famílias serão convocadas novamente para realizar o acompanhamento.
Segundo Eliane, o acompanhamento das condicionalidades da saúde é feito para todas as crianças de 0 a 7 anos, mulheres entre 14 e 44 anos e também as gestantes entre 7 e 13 anos e acima de 45 anos.
???Após receber as cartas de convocação, as famílias comparecem à Unidade Básica de Saúde para serem acompanhadas. São registrados no Mapa de Acompanhamento todos os dados das famílias, como a data da pesagem, peso e altura. Também é conferido, no caso das crianças, o cartão de vacina. Se alguma vacina estiver atrasada a criança é vacinada.
Para as gestantes, também é anotado a data da última menstruação e se realizaram ou não o pré-natal, pois o Programa Bolsa Família também disponibiliza um benefício extra para essas mulheres que cumprirem essa condicionalidade???, explicou.
Nas unidades de saúde que são assistidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e que contam com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são realizadas visitas domiciliares por esses profissionais, que informam às famílias sobre a necessidade de cumprir a condicionalidade. Em bairros que não existe essa cobertura, as assistentes sociais dos Centros Comunitários e a nutricionista da Secretaria de Saúde realizam as visitas para, assim, conseguir acompanhar o maior número de famílias cadastradas no Programa.