Estatísticas divulgadas nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública atestam que os índices de furtos e roubos em Americana tiveram uma queda considerável em fevereiro de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números avalizam as ações de prevenção a delitos que são realizadas, ininterruptamente, pela Guarda Municipal.
A queda nos índices de criminalidade já havia sido notada em fevereiro de 2018, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na estatística do ano passado, a queda havia sido de 20% no total de roubo e de 32% em relação a furto de veículos. Em 2019, a redução ocorreu em todos os delitos relacionados a furto e roubo: 32% no total de roubos, 8% em roubo de veículos, 22% em furtos e 32% em furto de veículos. Em números absolutos, essa diminuição representa, apenas nos dois primeiros meses deste ano, 60 ocorrências de roubo e 80 de furto a menos em comparação a 2018.
O comandante da Guarda Municipal, Marcos Guilherme, ressalta que conter a ascensão de delitos já é bastante relevante, levando-se em consideração o aumento da população e da frota de veículos. Quando os índices demonstram que esse número diminuiu, os dados são bastante significativos para a corporação. ???A análise criminal é o principal fator para a queda dos indicadores. A Guarda Municipal de Americana elabora mapas e relatórios gráficos, que orientam as operações e ações integradas. Com estes recursos, a corporação pode aprofundar as avaliações e dar respostas mais rápidas e eficazes no combate à criminalidade???, afirmou.
Além do patrulhamento ostensivo por toda a cidade, a Guarda Municipal desenvolve uma série de ações, entre elas, a operação saturação, com abordagens de pessoas em atitudes suspeitas. Entre os patrulheiros, há grupos que trabalham, especificamente, no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e prevenção de drogas em escolas. Além disso, a Gama conta com uma sala de videomonitoramento, com câmeras instaladas em pontos estratégicos do Centro da cidade. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central, onde profissionais as analisam e, se necessário, destacam viaturas para o local onde está sendo praticado algum delito. Além dos flagrantes, as câmeras auxiliam na identificação de criminosos que conseguiram fugir antes de serem flagrados.