A chuva forte que caiu na tarde e noite desta quarta-feira trouxe alerta e inundação em algumas ruas de Nova Odessa. A Defesa Civil Municipal e demais órgãos da Prefeitura de Nova Odessa mantêm estado de alerta em função das chuvas volumosas que atingem a cidade e a região desde o final da tarde desta quarta-feira (15/01/2025).
Nenhum incidente com danos materiais ou vítimas relatado pela Defesa Civil e demais setores até o momento.
A exceção são os pontos de alagamentos de vias por águas de córregos e enxurradas já de amplo conhecimento, como os locais onde os córregos Capuava, Palmital e Represa passam sob a Av. Ampelio Gazzetta, Rodovia Astrônomo Jean Nicolini (DER-SP) e Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, respectivamente, além das ruas mais baixas do Green Village.
Outro local recente de alagamentos momentâneos causados por acúmulo de águas superficiais (enxurradas) é a Avenida Carlos Botelho, em frente à Rodoviária Municipal.
São todos problemas pontuais, acompanhados in loco pelas equipes da Defesa Civil, Setor de Trânsito e GCM, que interditam esses locais até as águas baixarem.
A orientação nestes casos, como sempre, é para que os motoristas, motociclistas e pedestres obedeçam à sinalização de interdição, procurem as vias alternativas e jamais tentem atravessar o alagamento.
As equipes seguem nas ruas, atuando para minimizar riscos à população.

QUILOMBO inundado?

O monitoramento do nível do Ribeirão Quilombo também é feito 24h por dia, agora através de câmera de videomonitoramento, e a população das áreas de risco para enchentes já devidamente mapeadas é mantida informada pela Defesa Civil através do sistema de alerta via aplicativo de mensagens criado em 2021 pela Prefeitura.
O rio segue dentro da sua calha, sem extravasamento, mas já está 1,30m acima do nível normal, portanto em situação de alerta. Neste nível, a orientação da Defesa Civil é para que os moradores destas áreas de risco monitoradas ergam móveis e, caso necessário, acionem as equipes da Prefeitura via WhatsApp (cujo contato todos têm).
Mais informações serão divulgadas conforme estiverem disponíveis.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO DO WHATSAPP