A Decolar – empresa de viagens líder na América Latina – acaba de analisar as preferências de viagens de seus clientes ao longo de 2023, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. De acordo com o levantamento, de janeiro a dezembro de 2023, a procura por passagens aéreas nacionais aumentou 36% em relação a 2022; já no internacional o crescimento foi de 14%. São Paulo e Lisboa lideram o ranking dos 20 destinos mais procurados pelos clientes.
“Com o fomento do setor de viagens, a Decolar permanece em constante evolução para acompanhar as demandas de mercado e necessidades dos viajantes”, diz Bob Rossato, vice-presidente de Produtos Aéreos da Decolar. “Só em 2023, lançamos dois novos canais de venda e atendimento ao cliente, que foram as lojas físicas e a plataforma Meu Agente Decolar. Também investimos em inovações tecnológicas, soluções de pagamento, portfólio de produtos e contratação de novos talentos, para oferecer experiências cada vez mais completas a nossos clientes.”
Confira o ranking dos destinos nacionais e internacionais mais buscados pelos clientes em 2023:
| POSIÇÃO | Destinos Nacionais | Destinos Internacionais |
| 1º | São Paulo (SP) | Lisboa (PT) |
| 2º | Recife (PE) | Buenos Aires (AR) |
| 3º | Rio de Janeiro (RJ) | Orlando (US) |
| 4º | Salvador (BA) | Miami (US) |
| 5º | Fortaleza (CE) | Santiago (CL) |
| 6º | Maceió (AL) | Paris (FR) |
| 7º | Porto Alegre (RS) | Roma (IT) |
| 8º | Natal (RN) | Nova York (US) |
| 9º | Porto Seguro (BA) | Madrid (ES) |
| 10º | João Pessoa (PB) | Londres (UK) |
| 11º | Florianópolis (SC) | Porto (PT) |
| 12º | Brasília (DF) | Cancún (MX) |
| 13º | Navegantes (SC) | Barcelona (ES) |
| 14º | Curitiba (PR) | Montevidéu (UY) |
| 15º | São Luís (MA) | Lima (PE) |
| 16º | Foz do Iguaçu (PR) | Milão (IT) |
| 17º | Aracaju (SE) | Punta Cana (DO) |
| 18º | Belo Horizonte (MG) | Bariloche (AR) |
| 19º | Belém (PA) | Tóquio (JP) |
| 20º | Vitória (ES) | Los Angeles (US) |
Estrangeiros no Brasil
O estudo também analisou as buscas de estrangeiros, com o ranking dos destinos nacionais mais almejados e dos países que mais procuraram pelo Brasil ao longo do último ano. “Em 2023 observamos o crescimento de 27% na busca de estrangeiros por passagens aéreas ao Brasil, em relação a 2022”, ressalta Rossato. “As metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro foram as mais procuradas. Já no ranking das cidades estrangeiras que mais buscaram pelo Brasil estão Lisboa, Buenos Aires e Porto.”
Cidades nacionais mais buscadas por estrangeiros em 2023
| POSIÇÃO | Destinos Nacionais |
| 1º | São Paulo (SP) |
| 2º | Rio de Janeiro (RJ) |
| 3º | Belo Horizonte (MG) |
| 4º | Porto Alegre (RS) |
| 5º | Brasília (DF) |
| 6º | Curitiba (PR) |
| 7º | Recife (PE) |
| 8º | Salvador (BA) |
| 9º | Florianópolis (SC) |
| 10º | Goiânia (GO) |
| 11º | Fortaleza (CE) |
| 12º | Vitória (ES) |
| 13º | Manaus (AM) |
| 14º | Navegantes (SC) |
| 15º | Natal (RN) |
| 16º | Belém (PA) |
| 17º | Cuiabá (MT) |
| 18º | Maceió (AL) |
| 19º | Uberlândia (MG) |
| 20º | Foz do Iguaçu (PR) |
Cidades estrangeiras que mais buscaram pelo Brasil em 2023
| POSIÇÃO | Destinos Internacionais |
| 1º | Lisboa (PT) |
| 2º | Buenos Aires (AR) |
| 3º | Porto (PT) |
| 4º | Londres (UK) |
| 5º | Miami (US) |
| 6º | Orlando (US) |
| 7º | Paris (FR) |
| 8º | Roma (IT) |
| 9º | Madrid (ES) |
| 10º | Nova York (US) |
Sobre o levantamento
O estudo foi realizado com base na procura de passagens aéreas nacionais e internacionais no site e app da Decolar para viagens de janeiro a dezembro de 2023.
Sobre a Decolar
A Decolar é a empresa de viagens líder na América Latina. Há 23 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma empresa consolidada, que integra BestDay, HotelDO, BDExperience, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 30 milhões de clientes. A companhia atua em 19 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem.