por Gilson Novaes
Nessa época das festas de final de ano, infelizmente a população ainda solta rojões!
Falando especificamente de Santa Bárbara d’Oeste e Americana, que possuem legislação específica proibindo fogos de artifício com estampidos, ainda vemos muita desobediência à lei, como se ela não existisse!
Ambos os municípios não multam os infratores na proporção que os fatos acontecem, pois não fiscalizam como devia. É evidente que é quase impossível prever onde estão os infratores, mas se houvesse acompanhamento de onde surgem os fogos, certamente dariam pistas aos fiscais de plantão, se eles existissem.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
Os fogos de artifício com estampidos causam muitos males!

Nos bebês e crianças menores, causam choros, sustos, ansiedade e distúrbios do sono. Nos idosos causam crises de agitação e as pessoas com Transtorno do Espectro Autista tem crises sensoriais devido à hipersensibilidade auditiva, além de ataques de pânico, desorientação e sofrimento psicológico.
O barulho dos rojões, trazem riscos a pacientes em recuperação pós-operatória, causando-lhes aumento da pressão arterial e estresse.
Pessoas com transtornos psiquiátricos sofrem crises de ansiedade, de pânico e estresse pós-traumático, especialmente em vítimas de violência armada.
Os animais domésticos, cães e gatos também sofrem com os estampidos dos rojões! Entram em pânico e não raro, fogem. Sofrem aumento dos seus batimentos cardíacos, causando-lhes estresse.
Para os animais silvestres não é diferente! As aves podem abandonar seus ninhos, bater em vidraças de prédios e morrer por desorientação.
O meio ambiente também sofre! Os resíduos sólidos dos fogos trazem poluição ao ar e são espalhados como poeira sobre rios, praças e telhados, prejudicando a qualidade do ar.
Os atendimentos médicos nos prontos-socorros também apontam nessa época, muitos casos de queimaduras e traumas auditivos, provocando em alguns, a perda auditiva em pessoas próximas à explosão.
Não estamos falando ainda sobre os riscos de incêndios e explosões acidentais no manuseio.
Concluindo, os fogos com estampido e barulho nos afetam muito mais do que a alegria momentânea que proporcionam! Se é que um “estrondo” de um rojão pode causar alegria!
Podemos preservar o espetáculo visual sem causar esses variados danos com os estampidos dos rojões.
As duas cidades proibem a soltura de rojões, seja em área pública ou privada, em locais abertos ou fechados.
A lei define que são permitidos apenas “fogos de vista”, isto é, aqueles que fazem efeitos visuais, mas sem estampido/barulho.
É bom lembrar que em agosto de 2023, em Santa Bárbara d’Oeste foi instituída uma lei municipal, que cria no município a “Semana Educativa Fogos de Artifícios sem Barulho” para conscientizar escolas e comunidade sobre os impactos negativos dos fogos de artifício com estampido.
Não tenho notícias que tenha sido feito algo nesse sentido. Posso estar errado!
* * * * * *
(GILSON ALBERTO NOVAES é Professor Universitário, Advogado, Mestre em Comunicação Social e Doutor em Educação Arte e História da Cultura. Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e é nosso colaborador).
Leia + sobre partidos política regional