A Guarda Municipal de Americana teve bastante trabalho durante o último final de semana na cidade. Sete pessoas foram presas em flagrante, em ocorrências separadas, por tráfico de drogas, furto e roubo, em diversas localizações do município. Por furto, uma mulher de 24 anos foi detida no Centro no início da tarde de sábado depois de ter levado um boneco de R$ 400 reais de uma loja de departamentos da região, além de mais dois telefones celulares de uma revenda de eletrônicos, mais um pacote de absorventes e iogurtes em um supermercado. Os guardas F. Arcanjo, E. Nascimento, Diego, Brodoloni e Thaís patrulhavam pelo local quando foram solicitados após denúncia feita ao telefone 153 da GAMA. A mulher foi flagrada saindo do supermercado e, abordada, confessou o furto dos produtos. Ela foi presa em flagrante.
Na região da Avenida Paulista, os guardas Mariano e Cauê detiveram um servente de pedreiro de 23 anos, morador do Jardim Mirandola, depois de ter furtado a pochete de um homem no final da manhã de sábado na rua Pernambuco, no Colina. O crime havia acabado de acontecer, e a viatura com os guardas presenciou a vítima pedindo ajuda. O homem foi pego e levado ao plantão policial, de onde foi transferido à Cadeia Pública de Sumaré.
Um ajudante de 19 anos e um menor também foram pegos após perseguição na Cidade Jardim. Os dois saíam de uma funilaria com um aparelho de som automotivo e uma lixadeira. Ao virem a viatura dos guardas Trindade e Rodrigo, eles deixaram os objetos e tentaram fuga pelos telhados das casas, de onde caíram logo depois, na Rua das Petúnias. O maior foi preso em flagrante e o menor, de 15 anos, foi entregue à mãe mediante assinatura de termo de responsabilidade no plantão policial.
Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas neste domingo nos bairros Cordenonsi e Jardim dos Lírios, praticamente no mesmo horário, às 21h30, por viaturas diferentes. Os guardas Cristian e P. Oliveira detiveram um comerciante de 25 anos na Cordenonsi depois que ele jogou um objeto ao chão quando viu a viatura. Na abordagem, os guardas encontraram 16 pedras de crack, que totalizaram 3,5 gramas. Ele foi preso em flagrante assim como o ajudante de 26 anos que foi pego no Jardim dos Lírios pelos guardas Trindade e Rodrigo, que patrulhavam pela Rua Juriti e viram o suspeito, já conhecido por denúncias anteriores. Ele tinha 14 papelotes de cocaína, em um total de 3,8 gramas, para venda. Ele foi recolhido à Cadeia Pública de Sumaré.
No Parque Gramado, um ajudante de 18 anos recém-completados foi preso depois de fugir de populares após tentar roubar e agredir uma vendedora em um ponto de ônibus na Rua Ary Del Agnese, às 18 horas do último sábado. A GAMA foi chamada e os guardas Palomo e Adriana fizeram a prisão do suspeito, que se escondia em uma garagem. Ele foi detido e levado à Cadeia de Sumaré.
No São Vito, durante a noite de sábado, um ajudante geral de 45 anos foi preso em flagrante por roubo. Ele foi pego depois de ter roubado R$ 20 de um desempregado na Rua São Gabriel. A vítima ainda foi agredida e depois levada ao Hospital Municipal. O indiciado foi levado à Cadeia Pública de Sumaré, preso em flagrante por roubo.