Nesta segunda-feira (1º de julho de 2024), a gestão do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) entrega mais duas obras realizadas. De manhã, às 9h, será entregue a 1ª etapa da ampla reforma do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia), iniciada em 2022 e que já abrangeu cerca de 60% do complexo. E, as 14h, será a vez da entrega da reforma da sede do Conselho Tutelar, no Jardim São Jorge. Toda a população é convidada a acompanhar as duas cerimônias.
No caso do HMNO, as obras já realizadas incluem a reforma da Ala de Emergência do Pronto-Socorro Adulto e a reforma do corredor principal, que liga as alas que ficam na “frente” do Hospital às alas que ficam na outra “perna” do “H” do complexo. Também foi feita a recuperação do piso, pintura e portas dos banheiros da Ala da Pediatria – que também dão acesso ao Centro Cirúrgico e à Maternidade.
Mais notícias da cidade e região
Prosseguem também as reformas do Refeitório e de todo o telhado do complexo hospitalar. Em breve, também devem receber melhorias as salas de descanso da equipe, lavanderia, etc. Apenas nas etapas realizadas neste ano, o investimento da Prefeitura nas reformas e recuperações do HMNO soma cerca de R$ 3 milhões até o final de todo o trabalho. As reformas são sempre realizadas por etapas, para não paralisar o atendimento prestado à população.
Etapas anteriores desse processo de modernização gradual iniciado em 2021 incluíram a reforma da Clínica Médica (a “Ala de Internação” do Hospital), a ampliação da Central de Ambulâncias 192 (incluindo a troca das cinco ambulâncias por veículos novinhos) e de todo o 1º piso do Ambulatório de Especialidades Médicas.
Mais recentemente, foi reformada a recepção e a fachada (com a construção da alça de acesso e área de transbordo de pacientes) do Hospital e feita a instalação de uma “fazenda” de geração de energia fotovoltaica (solar) no telhado do complexo.
Em março deste ano, foi concluída a troca e modernização de toda a rede elétrica do complexo. Assim, a rede elétrica finalmente tem capacidade para atender à nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e também permitir a ligação dos cerca de 30 aparelhos de ar-condicionado ao mesmo tempo – o que não era possível até então. O prédio do HMNO tem cerca de 30 anos de uso, mas jamais havia passado por reformas estruturantes como estas.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP
CONSELHO TUTELAR
Já no caso da reforma da sede do Conselho Tutelar, na Rua São Paulo, no Jardim São Jorge, estão incluídas a recuperação do telhado, a recuperação dos banheiros (com reparos hidráulicos, a troca de revestimento, pintura e colocação de espelhos) e a limpeza do piso. Foi realizada ainda a modernização de itens das redes elétrica (incluindo iluminação) e hidráulica e feita uma nova pintura interna e externa, bem como a execução de um projeto de combate a incêndios, incluindo instalação de novos extintores.
Também foi feita uma alteração do layout da cozinha, que repaginou a copa da equipe com a instalação da rede de gás externa com portinhola de fechamento. Por fim, ainda será executada uma pequena cobertura da área de serviço externa, que hoje não existe, sujeitando o pessoal de apoio ao uso do tanque sob sol.