Musa da Nigéria, Karina Silveira, lamenta que não haja nenhum representante da África negra nessa altura do Mundial e comenta sobre a eliminação da Argentina, que eliminou a Nigéria na copa, e agora amarga ter de voltar pra casa.
A Nigéria é um dos cinco países da África que participaram da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Líder do Grupo B das eliminatórias, foi o primeiro país do continente a garantir sua passagem para o Mundial, uma rodada antes do fim da competição. A Copa de 2018 foi a sexta participação da Nigéria no mundial.
Os países da África negra tem historicamente enfrentado dificuldades diversas, econômicas e sociais, mas jamais desistido do sonho de um dia conseguir um título mundial. A alcunha “Soldados Verdes”, como são conhecidos os jogadores nigerianos, faz referência a cor do uniforme da seleção, mas também a coragem e perseverança dos atletas, que procuram sempre superar todos os desafios.
A “Musa da Nigéria” no concurso “Musa da Copa – O Original” é a promotora de vendas Karina Silveira, que nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e é afrodescendente. A morena de 22 lamenta que sua equipe do coração não tenha passado para a próxima fase da copa, mas se alegra com maior participação de negros no mundial, em um esporte onde as grandes equipes e estrelas em geral são europeus: “Os times da África Negra não passaram, mas me orgulho em ver tantos africanos jogando em seleções de países onde a maioria é branco. Alemanha, Portugal, Bélgica, Dinamarca, entre outros.
Sobre a saída da sua equipe da Copa do mundo, Karina comenta: “Fizemos o nosso melhor, mas acabamos sendo eliminados pela Argentina. Mas, o mundo da bola é cheio de surpresas, e a Argentina logo em seguida também foi eliminada pela França, por 4 a 3. ?? a segunda vez que a Nigéria é eliminada pela Argentina em uma Copa, mas dessa vez eles também não foram mais longe do que nós, estamos no mesmo barco. Mas nós não desistimos nunca.” Comenta Karina.
A Nigéria foi eliminada da Copa, mas a musa que os representa pode vir a levantar a taça se vencer. O concurso ‘Musa da Copa – O Original’ foi elaborado pelo produtor e fotógrafo Felipe Camargo em parceria com o grupo de comunicação em assessoria de imprensa e correspondente internacional MFPG.
O concurso leva o nome de Original pois as modelos precisam ter descendentes do país escolhido ou características físicas para fazer valer a representação.