Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Nova Odessa recebeu o selo Município VerdeAzul. Com 87,34 pontos, a cidade manteve a 39ª colocação no ranking estadual. De autoria do Governo do Estado de São Paulo, a certificação é dada às cidades que comprovam boas práticas de gestão ambiental.
O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela, acompanhados da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, estiveram em São Paulo para o anúncio dos vencedores do selo na edição de 2016. “Fico muito feliz em ver o nosso trabalho reconhecido. Quando assumi, Nova Odessa não sabia o que era certificação, nunca tinha recebido. Agora, tenho a honra de, pela terceira vez, receber o prêmio. Este selo é muito importante pois comprova toda nossa preocupação com o Meio Ambiente, todo o zelo que temos com nossa cidade”, disse Bill. “?? o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, continuou.
Bill lembrou que em 2013 o Município ficou na 323 colocação no ranking estadual.
NO conquista o Selo Município VerdeAzul
Pela segunda vez em sua história, a Prefeitura de Nova Odessa foi certificada com o selo Município VerdeAzul, conferido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que comprovam boas práticas de gestão ambiental. O município conquistou a 39ª colocação no ranking estadual ??? composto por 618 cidades ??? com 87,48 pontos. Entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), a cidade ficou em 3ª lugar.
Conhecida como Paraíso do Verde, Nova Odessa recebeu a certificação de Município Verde Azul pela primeira vez em 2014, ao passar dos 41 pontos conquistados em 2013 (quando estava na 323ª colocação no ranking) para 80,78 pontos. Na ocasião, a cidade foi classificada em 108º lugar.
A Secretária de Meio Ambiente, Carla Lucen lembrou que a questão ambiental é tratada em diferentes esferas em Nova Odessa, desde a educação ambiental nas escolas, com ações preparadas pelas professoras da rede municipal, além de projetos desempenhados pelos profissionais da Saúde, tratamento de água e esgoto realizado pela Coden (Companhia de Desenvolvimento), cuidados com o descarte dos resíduos sólidos através do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos) e cooperativas.
Com a certificação, além do direcionamento nos projetos voltados ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Administração também tem possibilidade de firmar novos convênios com o Governo do Estado e que tinham, entre as exigências, o selo Município VerdeAzul.