O tradicional prato feito, composto por carne bovina, arroz e feijão, ficou mais acessível em março para os paulistas. De acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe, os principais ingredientes da refeição apresentaram queda de preços no mês.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

A carne bovina, item de maior peso na composição do prato, registrou recuo de 1,16% em março. No acumulado do ano, a queda chega a 0,49%. Entre os cortes que mais baratearam, destacam-se a picanha (-6,16%), fraldinha (-4,91%), contrafilé (-2,89%) e patinho (-2,21%).

Prato Feito fica mais barato, segundo supermercadistas

“O aumento da oferta de fêmeas para abate, combinado à diminuição da demanda por carne devido ao término do período de festas e à substituição por outros produtos com preços mais acessíveis, pode explicar a redução nos preços em março. Além disso, o arrefecimento da taxa de câmbio durante o primeiro trimestre do ano e a queda nos preços da ração também contribuíram com a redução nos preços da carne no mês”, explica Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS.

Arroz e feijão no prato feito

Outro alívio veio dos cereais. O preço do arroz recuou 2,40% em março, enquanto o feijão teve leve alta de 0,63% no período, mas acumula expressiva deflação de 24,76% nos últimos 12 meses. No mesmo período, a categoria de cereais apresentou queda de 12,75%.

“Em março, toda a subcategoria de cereais recuou 1,29%, mantendo a tendência de deflação observada desde o segundo trimestre de 2024. Esse processo deflacionário está relacionado principalmente à diminuição no preço do feijão, que está em queda desde o mês de abril do ano passado”, afirma Queiroz.

A redução no custo dos alimentos que compõem o prato feito traz alívio ao consumidor e é um sinal positivo para o controle da inflação de itens essenciais.

Sobre a APAS – Com 53 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.

Leia + sobre comida, bebida e receitas