A Prefeitura de Americana criou um novo canal de comunicação com a população, que ficará responsável por acolher, processar e encaminhar demandas às secretarias competentes, bem como enviar as respostas aos solicitantes.
Por meio do decreto nº 13.445, de 21 de dezembro do ano passado, foi regulamentado o Sistema de Ouvidoria do Município. E, desde esta segunda-feira (15), o site oficial da Prefeitura disponibiliza o acesso à Ouvidoria, órgão integrante da Controladoria Geral do Município, vinculado ao Gabinete do Prefeito.
Na página inicial do site www.americana.sp.gov.br encontra-se o link “Ouvidoria”. Ao clicar nele, os usuários poderão optar por registrar uma reclamação, denúncia, elogio, sugestão e solicitação de serviços. Todas essas áreas remetem, automaticamente, para o sistema “Americana Inteligente – Atendimento Digital”, onde deverá ser feito o registro.
A Prefeitura ressalta que o primeiro passo para uma reclamação é acessar o link “Atendimento – SAC”. Caso o usuário não obtenha as respostas pertinentes, ele deve acionar a Ouvidoria e, durante o processo, informar o número do protocolo registrado pelo SAC.
“A Ouvidoria é um órgão de interlocução entre os usuários dos serviços públicos e a Administração Municipal. É a garantia de uma gestão participativa junto à população”, destaca o prefeito Chico Sardelli.
Outra novidade é a inclusão no site, na área de “Serviços Mais Acessados”, do link “Carta de Serviços”, onde o usuário poderá encontrar uma relação de todos os serviços online oferecidos pela Prefeitura, como pedidos de alvarás, registro de boletim de ocorrência junto à GAMA (Guarda Municipal de Americana), pedido de poda de árvore, pedido de reparo de asfalto, entre outros.
“O prazo de resposta para o usuário é de 20 dias, prorrogável por mais dez dias, contados a partir da data de recebimento da manifestação”, explica a ouvidora municipal, Luciana Severina dos Santos.
Além do site oficial, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@americana.sp.gov.br ou agendar, também pelo e-mail, o atendimento presencial.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP