A Secretaria de Saúde de Sumaré divulgou um balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Desde o dia 17 de abril, foram vacinadas 9.673 pessoas, atingindo uma cobertura de 22,44% da meta, estipulada em aproximadamente 43.079 pessoas na cidade. A campanha segue até o dia 19 de maio.
Nesses dez primeiros dias de campanha, foram vacinadas 1.141 crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, 399 gestantes, 100 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 1.060 trabalhadores de Saúde e 6.973 idosos.
Seguindo orientações da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e a grade de entrega de vacinas, a imunização contra a gripe está sendo realizada por etapas. Na próxima semana, a partir do dia 2 de maio, as doses serão aplicadas em pessoas com doenças crônicas. A partir do dia 8 de maio, será a vez dos professores receberem a imunização. Já no dia 13 de maio, um sábado, será realizado o Dia D, data em que todos os grupos prioritários (crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, professores e doenças crônicas) poderão receber a dose. A campanha previne contra alguns tipos do vírus Influenza, inclusive o H1N1.
As vacinas são aplicadas nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
“?? muito importante que as pessoas que integram os grupos prioritários procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a imunização. A vacina é uma das formas de prevenção mais eficiente que temos, inclusive contra a gripe H1N1, o que nos auxilia a garantir mais saúde e melhor qualidade de vida à população”, disse o prefeito Luiz Dalben.