O presidente da Câmara barbarense, o vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), por meio de moção protocolada hoje (11), manifesta apelo aos deputados Cauê e Vanderlei Macris, para que se empenhem no sentido de viabilizar a inclusão de Santa Bárbara d???Oeste no Projeto Mina d???Água, do Governo do Estado. Em 2014, o parlamentar já havia protocolado moção de apelo à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, também com o intuito de incluir o município nesse programa. Mas, naquela época, por se tratar de uma etapa piloto, em fase de avaliação de metodologias, a cidade não foi contemplada.
Juca destacou que esse projeto é realizado em convênio com as prefeituras, as quais cadastram os proprietários rurais que possuem minas d???água e que se comprometem a preservá-las, recompor mata ciliar e evitar acesso de animais. Em contrapartida, o governo repassa recursos em dinheiro por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição. 
Apenas na fase piloto do projeto, a previsão era de que 150 nascentes fossem protegidas por município, num total de 3.150. 

Ele ressaltou que o município já possui o selo verde azul, que prioriza verbas e convênios do Governo do Estado de São Paulo.