Com acervo de 94 mil obras, bibliotecas de Santa Bárbara fortalecem hábito da leitura
Rede municipal reúne três bibliotecas públicas com espaços modernos, acesso gratuito e mais de 9 mil empréstimos realizados entre janeiro e outubro deste ano
Leia + sobre diversão e arte
As Bibliotecas Públicas Municipais de Santa Bárbara d’Oeste seguem fortalecendo o acesso à leitura e ao conhecimento, com estrutura moderna, acervo diversificado e atendimento gratuito à população. De janeiro a outubro deste ano, as unidades registraram 9.839 empréstimos de livros e atenderam mais de 2,5 mil leitores.
O total do acervo chega a 94.479 obras, distribuídas entre a Biblioteca Central “Maria Aparecida Almeida Nogueira”, o Centro Cultural e Biblioteca “Profº Léo Assad Sallum”, na Cidade Nova, e a Biblioteca “Neide Crocomo”, localizada no CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão”, no Planalto do Sol. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Em alusão ao Dia Nacional do Livro, celebrado na segunda (27), o Município destaca o papel das bibliotecas como espaços de convivência, aprendizado e democratização da leitura. “As bibliotecas de Santa Bárbara d’Oeste são verdadeiros centros de conhecimento e cidadania. Graças à visão do prefeito Rafael Piovezan, conseguimos a cada dia ampliar o acesso da população à leitura e fortalecer a circulação de livros em toda a cidade. Cada biblioteca representa um ponto de encontro com a cultura, a imaginação e a educação, pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social”, reforçou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.
Localizada no Complexo do Terminal Urbano, na esquina das ruas Prudente de Moraes e Campos Sales, a Biblioteca Central concentra o maior acervo da cidade, com 62 mil obras. De janeiro a outubro de 2025, foram 6.723 livros emprestados e 1,2 mil leitores cadastrados. Os assuntos mais procurados pelos frequentadores são Romance, Religião, Aventura e Autoajuda. Com 25.615 livros disponíveis, o Léo Sallum emprestou, no mesmo período, 2.754 obras e atendeu 800 leitores. Os temas mais emprestados são Romance, Literatura Infantil e Autoajuda.
Já a Neide Crócomo, instalada no CEU das Artes, no Planalto do Sol II, contabiliza 6.864 obras em seu acervo. Entre janeiro e setembro deste ano, foram 362 livros emprestados a 577 leitores, mostrando crescimento em relação a 2024, quando foram 470 empréstimos e 717 atendimentos ao longo de todo o ano. Os temas mais procurados incluem Literatura Infantojuvenil, Autoajuda, Religião, Literatura Americana e Literatura Brasileira.
Empréstimos e acesso
Qualquer pessoa pode ter acesso ao acervo das bibliotecas municipais. Para realizar o empréstimo, basta apresentar um documento com foto e comprovante de residência recente. Menores de 15 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. O serviço é gratuito e também está disponível para moradores de outras cidades.
As bibliotecas oferecem ainda o Empréstimo entre Bibliotecas, que permite ao leitor retirar ou devolver obras em qualquer unidade, facilitando o acesso ao acervo completo da rede municipal. As retiradas e devoluções acontecem sempre às quartas-feiras, mediante agendamento na biblioteca onde o leitor possui cadastro.
A consulta ao acervo pode ser feita diretamente nas unidades ou pelo link: https://linktr.ee/prefeiturasbo
Endereços e contatos
Biblioteca Pública Municipal “Maria Aparecida Almeida Nogueira”
Rua Campos Sales, 72 – Centro
(19) 3455-2619 (Telefone e WhatsApp)
Centro Cultural e Biblioteca “Prof. Léo Assad Sallum”
Rua do Algodão, 1450 – Cidade Nova
(19) 3457-4627 (Telefone e WhatsApp)
Biblioteca “Neide Crócomo” / CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão”
Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 – Planalto do Sol II
(19) 3458-5868 (Telefone e WhatsApp)

Centro Cultural e Biblioteca “Prof. Léo Assad Sallum”
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP