A aposentada Andrea Chiquetto, integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é a indicada do vereador Celso Ávila (PV) para o recebimento do prêmio Mulheres de Destaque do Ano. A honraria foi criada no ano passado, por meio do Decreto-legislativo 02/2017, e será entregue pela primeira vez em 2018, em função das comemorações da Semana da Mulher no Legislativo barbarense. Junto à indicação, o parlamentar apresenta uma breve biografia da homenageada.
Andrea Chiquetto nasceu em Santa Bárbara d´Oeste, filha de Idalina Antônia e Décio Chiquetto (em memória), numa família de cinco irmãos. ?? casada com ??der Fernando Roque, mãe de Rafael, Clara Vitória, Mariana e Mateus, os últimos dois acolhidos por ela depois que a mãe deles foi assinada pelo ex-companheiro. Além dessa situação brutal, sua luta em defesa das mulheres e contra a violência de gênero também se deve ao fato dela própria ter sido vítima de violência doméstica e sentido na pele o mesmo sofrimento de outras mulheres, muitas das quais permanecem caladas, sem condições de se desvencilhar do agressor.
Aposentada, foi dirigente sindical por vários anos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região e também catequista na comunidade onde atua ??? Sagrado Coração de Jesus. Atualmente, ela faz parte do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher de Santa Bárbara d´Oeste, onde ingressou após ver anúncio de jornal. Segundo ela, é inadmissível que as propostas de governo fiquem inertes diante de tamanha violação aos direitos das mulheres.