O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana prossegue com os trabalhos para a construção de nova captação de água no rio Piracicaba, na região do bairro Carioba. Nesta terça-feira (15), foi realizada a terceira etapa do processo de explosão para a decomposição de rocha no local.
Segundo o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, a explosão desta terça-feira atendeu a expectativa e outras deverão ser programadas. ???Foi feita uma explosão de corte, aproximando o canal à margem do rio para ter mais tranquilidade de operação. Como a entrada de água aumentou, o trabalho está sendo feito com o sistema de bombeamento, esvaziando o fosso o tempo todo. Agora o trabalho todo é remover este material e deixar livre o local num prazo de 10 a 15 dias. Posteriormente, iremos avaliar uma nova detonação e fazer a previsão para o início das obras construtivas efetivamente???, explicou Zappia.
Americana vai investir cerca de R$ 12 milhões na obra, possibilitando que o município tenha um sistema completo de captação de água. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do DAE no valor de R$ 2,3 milhões. O prazo de conclusão da obra é de 15 meses.
O processo para a implantação da nova captação teve início em outubro de 2017, com a realização da etapa de limpeza e determinação topográfica. Na próxima etapa, serão executadas obras de escavação e construção do canal de captação, segundo o DAE.
Americana possuía duas unidades de tomada de água no rio Piracicaba, sendo que uma foi construída no final da década de 1950 e está desativada. A única em operação data do início da década de 70.