A cadela Mel’s, da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, sagrou-se campeã na prova de obstáculo durante o 10º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Civis Municipais, realizado neste domingo (2), no Expo Águas, em Sumaré. Na prova de obstáculos, o cão e seu condutor precisam passar por obstáculos juntos, como uma “parede” de dois metros, por exemplo, simulando uma perseguição a um suspeito. O objetivo é avaliar a agilidade da equipe e obediência do cão. Na ocasião, Mel’s foi conduzida pelo GCM Rodrigo. Também integram a equipe do canil o inspetor Luciel e o GCM De Paula.
Ao todo, 35 equipes de 27 cidades participaram do torneio, que teve entrada gratuita. Além da prova de obstáculos, o 10º campeonato contou também com provas de faro e proteção. As equipes dos canis são avaliadas em cenários que imitam situações reais. Na modalidade de faro, serão escondidos objetos para que os cães possam encontrá-los, no menor tempo possível. Na modalidade de proteção, acontecerá uma simulação de abordagem de rua, que avaliará o quanto o cão e os guardas estão atentos a padrões de segurança.
“O resultado da Mel’s dentro do 10º campeonato mostra que estamos no caminho certo, que o canil chegou para somar ao trabalho da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa. Conseguimos, com a participação nos campeonatos, aprimorar as técnicas de adestramento, trocar informações com outras guardas e melhorar o atendimento à população”, afirmou o chefe de Segurança Municipal, Franco Julio Felippe.
No mês passado, Mel’s já havia se destacado no 1° Torneio de Cães de Polícia do Interior Paulista, realizado em Campinas. Na ocasião, participaram do torneio mais de 20 equipes de GCMS do estado, Polícia Civil e Polícia Militar. Em sua primeira participação a equipe composta pelos GCMs Rodrigo, De Paula e a cadela Mel’s classificou se em 4° lugar na categoria “Faro de Drogas”. “Nesta categoria foi colocado em prova situações reais, como detecção em altura, vistoria de bagagem, drogas enterradas, busca veicular e busca residencial, sendo todos os obstáculos com distrações para o cão, como comidas espalhadas pela pista. A Mel’s foi o destaque desta prova pois superou as expectativas devido sua idade (11 meses), pois foi um dos poucos animais que conseguiu detectar drogas em locais com alto nível de dificuldade”, explicou Felippe.
APROXIMA????O. Formada recentemente, a equipe do canil da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa também está intensificando o patrulhamento em praças e parques do município com objetivo de afastar a presença de usuários de drogas e, ao mesmo tempo, atrair mais famílias para os espaços públicos. A presença dos guardas municipais e da cadela Mel’s não só traz mais sensação de segurança aos moradores, como também permite um entrosamento entre os guardas e a população, que vê na corporação uma grande aliada.