Fãs do digital- Quando se está começando uma carreira musical

do zero, é normal se perguntar como atrair fãs e se manter relevante na indústria. Pensando nisso, os especialistas da New Music Brasil, empresa especializada na área de distribuição digital de música, separaram cinco dicas para cantores sobre como criar e manter uma base de fãs no meio digital. Confira:

 

1- Divulgue seu trabalho 

Do início ao fim da carreira, é fundamental investir em divulgação, para que as pessoas possam descobrir e se interessar pelo seu trabalho. Portanto, mostrar ao mundo que você existe e está fazendo música é o primeiro passo para construir uma base de fãs.

Criar conteúdos para as redes sociais e investir em anúncios pagos são algumas opções para atrair as pessoas no meio digital. Mas, cuidado! A divulgação do seu trabalho precisa ser realizada com estratégia, após um planejamento que deve considerar o estágio da sua carreira, público ativo e investimento disponível .

Isto é, antes de mais nada, pense nos recursos disponíveis, nos objetivos a serem atingidos e na imagem que você gostaria de transmitir. Sempre que possível busque ajuda de profissionais do mercado da música. Com ajuda especializada você poderá elaborar um planejamento de marketing mais assertivo e direcionado para o público mais propenso a consumir a sua música.

2- Estude seu público

Um dos passos mais importantes para atrair fãs é analisar o público que está consumindo a sua música e personalizar os conteúdos de divulgação com base nestes dados, para reter a atenção dessas pessoas e consolidar a sua primeira base de fãs.

Para isso, recorra a ferramentas como Analytics for Artists para obter dados sobre o seu público. Estabeleça uma periodicidade para coletar esses dados, como uma vez por mês, e quando tiver ao menos três relatórios diferentes compare os dados em busca de padrões. Desse modo, você conseguirá visualizar o perfil do seu público.

Feito isso, pense em estratégias para entender o que esse público quer consumir e direcione seus conteúdos de divulgação com base no que descobrir.

3- Conheça seus fãs

Esse passo é uma ramificação do anterior, afinal para saber se as suas estratégias estão funcionando, dialogar com seu público é crucial. Por isso, responda perguntas, responda os comentários e crie conteúdos dinâmicos. Ou seja, use as ferramentas disponíveis nas redes sociais a seu favor e estabeleça conexões com as pessoas que te acompanham, a fim de torná-las seus fãs.

4- Recompense os “superfãs” 

Após consolidar a sua base de fãs, pense em maneiras de recompensar os mais engajados pelo apoio à sua carreira, a fim de identificar os “superfãs”. Os Superfãs são usuários que possuem uma grande quantidade de atividades dentro das plataformas, como reproduções de músicas, criação e compartilhamento de playlists, entre outras interações.

 

Como criar uma base de fãs no digital?Na plataforma de vídeos YouTube, por exemplo, os seguidores mais empenhados de um determinado canal podem se tornar “membros”, o que consiste em uma assinatura paga que garante acesso a conteúdos extras aos quais o público geral não tem acesso. Na Deezer, eles são recompensados com benefícios exclusivos, como audições de singles e álbuns que ainda serão lançados, ingressos para shows e festivais, meet & greets com artistas, entre outros.

Segundo a especialista em marketing digital da New Music Brasil, Nathalia Molina, é importante que após identificar o perfil dos seus superfãs, o artista busque manter uma relação saudável com eles. Essas pessoas, geralmente, são defensoras da sua “marca” como artista acompanhando seu trabalho, indo a eventos e acessando conteúdos exclusivos. De quebra elas ainda e incentivam outras pessoas a fazerem o mesmo.

5- Centralize a comunicação com seu público

Garantir uma comunicação efetiva com seu público é uma das coisas mais valiosas que se pode fazer para divulgar a sua marca como artista e conquistar fãs. De acordo com os especialistas da New Music Brasil é importante se concentrar na experiência do público e transformar seus seguidores em fãs leais. Mas lembre-se, um dos maiores mitos das redes sociais é a crença de que o número de seguidores é sinônimo de resultados. Afinal, o crescimento orgânico e o desenvolvimento de uma comunidade fiel não são obrigações, mas sim consequências de todo o esforço feito. Portanto, use os canais para abastecer as suas fanbases com notícias sobre você.

Saíram as datas da sua turnê? Terá um feat com um cantor grande? Precisou adiar o lançamento de um single? Seja o primeiro a dar a notícia e incentive sua fanbase a divulgar também, uma boa dica é estimular a criação de canais de notícias ou perfis dedicados a fãs.

Esses canais à parte tem a função específica de centralizar a sua comunicação com seus superfãs, motivo pelo qual recebem o nome de “central de fãs”. Para a equipe da New Music Brasil, um bom exemplo disso é a página do Instagram @centralgustavomioto, perfil oficial do cantor Gustavo Mioto para relacionamento com o público. Vale a pena conferir.

S.U.P.E.R. Dica Bônus 

Concentre-se na experiência do público e transforme seus seguidores em superfãs leais. Tudo se resume a um sistema de 5 etapas conhecido como modelo S.U.P.E.R. (do inglês):

S – (Start) Comece com a sua história

U – (Understand) Entenda a história do seu fã

P – (Personalize) Personalize

E – (Exceed) Supere as expectativas

R – (Repeat) Repita