Sumaré tem a 5ª menor taxa de desemprego da Região Metropolitana de Campinas
Leia + sobre economia, emprego e mercado
Sumaré consolidou em junho de 2025 mais um avanço no mercado de trabalho. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com base em dados da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), o município apresentou a quinta menor taxa de desemprego entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A taxa registrada foi de 4,74%, o que representa 10.301 trabalhadores sem ocupação. O índice é significativamente inferior à média regional (7,34%) e também abaixo da média nacional (5,8%, segundo o IBGE). No mesmo período, Sumaré alcançou taxa de ocupação de 95,25%, equivalente a 206.765 pessoas empregadas, reforçando a força de seu mercado consumidor, o segundo maior da região.
Henrique do Paraiso destacou que o resultado reflete o esforço conjunto da gestão municipal. “Trabalhamos para criar um ambiente favorável à instalação de empresas e geração de empregos. Estar entre as cinco cidades com menor taxa de desemprego da RMC é fruto de planejamento e de políticas públicas voltadas ao crescimento econômico e social”, disse o prefeito.
O vice-prefeito, Andre da Farmácia, ressaltou que o desafio agora é ampliar a formalização. “Avançamos muito, mas ainda temos o desafio da informalidade. O fato de estarmos abaixo da média nacional mostra que seguimos evoluindo. Vamos continuar investindo em capacitação e apoio ao empreendedorismo”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ed Carlo Michelin, reforçou o potencial da cidade para atrair investimentos. “Sumaré tem localização estratégica e um mercado consumidor robusto, que atraem empresas e ampliam oportunidades. Nosso compromisso é transformar essa força em empregos cada vez mais formais, oferecendo melhores condições aos trabalhadores”.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP