Uma professora surpreendeu os alunos ao usar inteligência artificial para mostrar como seriam nas profissões que sonham seguir.
A reação foi imediata: muita emoção, risadas, olhares brilhando e aquela sensação de “é possível”.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
A atividade virou um momento especial na sala de aula e motivou a turma a acreditar no próprio futuro.
Redes sociais
Professora vídeo

Câmara Municipal sedia Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia
A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste sediou, na manhã desta terça-feira (25), a primeira edição do Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo 17/2025, de iniciativa do vereador Lúcio Donizete. O encontro inaugurou oficialmente o espaço permanente de diálogo entre poder público, universidades, empresas e sociedade civil, com o objetivo de apresentar propostas para a construção ou aprimoramento de legislação municipal voltada ao desenvolvimento da inovação no município.
Ao abrir o evento, Lúcio destacou que o Fórum nasce com a missão de estimular soluções inovadoras para melhorar serviços públicos, fortalecer o ecossistema de inovação local e inserir Santa Bárbara d’Oeste no movimento das cidades inteligentes. O parlamentar também apresentou a finalidade do novo grupo permanente e reafirmou a importância de integrar diferentes setores para avançar no tema.
Entre os convidados, o primeiro palestrante foi Silvio Dourado, idealizador do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia de Americana, criado em 2021. Ele compartilhou a experiência bem-sucedida da cidade vizinha, que consolidou uma governança colaborativa e ágil, com reuniões periódicas e participação ampla de empresas, setor público, instituições de ensino, sindicatos e empreendedores. Dourado apresentou resultados práticos obtidos em Americana, como eventos temáticos, integração regional e fortalecimento da cultura de inovação, além de recomendar que Santa Bárbara inicie o mapeamento de atores locais e estabeleça grupos temáticos e agendas regulares.
Na sequência, o investidor e especialista em ecossistemas inovadores Fábio Zoppi Barrionuevo, da INTENTOS Ventures, apresentou uma análise sobre o papel da inovação no desenvolvimento econômico e social. Ele destacou os estudos dos laureados com o Prêmio Nobel de Economia de 2025 — Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt — que apontam a inovação como motor central do crescimento sustentável. Zoppi também explicou o conceito de “destruição criativa”, de Schumpeter, e detalhou como diferentes setores — poder público, empresas, universidades, investidores e startups — se inter-relacionam na formação de ambientes inovadores. Para Santa Bárbara, afirmou que o maior desafio não é ter “a próxima grande ideia”, mas reconstruir ambientes e ambiências que permitam que ideias nasçam, sejam executadas e transformem a realidade local.
O Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia continuará suas atividades com novas reuniões e ações previstas para os próximos meses. A partir deste primeiro encontro, serão sistematizadas sugestões e propostas apresentadas pelos participantes para subsidiar futuras iniciativas legislativas e projetos municipais na área.
Além do idealizador, Lúcio Donizete, também participaram do evento o presidente da Câmara, Júlio César Kifú, o vice-prefeito, Felipe Sanches, e os vereadores Cabo Dorigon e Juca Bortolucci. Também estiveram presentes representantes de entidades de empresas, como a Romi, e de entidades e organizações como SENAI, SEBRAE, ACISB e CIESP, que integram o ecossistema local de desenvolvimento econômico e tecnológico, além de instituições de ensino.
Leia + sobre Famosos, artes e música