Acolhimento e orientações. A edição de julho do S.Bárbara Saúde será dedicada ao “Julho Verde”, movimento que consiste em uma série de ações para a prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. Neste sábado (27) o Centro de Especialidades (Rua Graça Martins, 45, Centro) recebe o Dia D da iniciativa, com ações gratuitas e abertas a toda população barbarense, no período das 8 às 12 horas.
Nesta data é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. As atividades do sábado serão voltadas à abordagem e orientação sobre vários temas alusivos à doença e contará ainda com a avaliação de pacientes com sintomas suspeitos, para posterior encaminhamento para consulta e investigação mais aprofundada dos casos, quando necessário. A iniciativa também terá a presença do Programa Saúde sem Tabaco, Saúde Bucal, serviços de Enfermagem, AA (Alcoólicos Anônimos) e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
O Julho Verde vem sendo realizado durante todo mês com o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação para a prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço. O público-alvo da iniciativa é composto por pessoas na faixa etária a partir de 20 anos, com lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal, nódulos no pescoço que não melhoram em 21 dias e rouquidão persistente há mais de 21 dias.
Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no Centro de Referência em Saúde da Mulher e demais setores seguem o acolhimento e encaminhamento aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para as doenças, além de Salas de Espera Ativa e distribuição de materiais informativos.