Pensamentos acelerados, respiração descompassada, procrastinação, tensão muscular e cansaço são alguns dos sintomas que comprovam a desarmonia do corpo e mente. No livro ZensorialMente, publicado no Brasil pela Latitude, o neurocientista argentino e pesquisador em biologia molecular e genética, Estanislao Bachrach apresenta exercícios práticos para estimular a capacidade do ser humano de administrar as emoções nos diferentes campos energéticos, com o intuito de alcançar uma vida mais “zen”.
Ao sentir a necessidade de compreender cada emoção que sentia, a fim de encontrar um equilíbrio físico, emocional e mental, Bachrach passou a registrar e analisar as pequenas vibrações do humor que influenciavam a própria saúde no cotidiano. A partir da sutileza de cada ação que exercia – movimento das articulações, mudança na respiração de acordo com o ambiente social em que estava inserido, conversas para soluções de problemas e, até mesmo, a consciência do “eu” –, o autor constatou o corpo como um “órgão sensorial”. Ou seja, capaz de reagir a estímulos internos e externos.
Segundo o especialista, as moléculas e partículas da composição física são energizadas e vibram em uma frequência única e, de acordo com cada pensamento e ação executada diariamente, esta energia é capaz de oscilar positivamente ou negativamente. Desta forma, as pessoas que possuem ideias mais positivas têm menos chances de desenvolverem doenças, enquanto indivíduos negativos podem ter mais complicações físicas e mentais ao longo da vida.
Desenvolver o poder de compreender e distinguir as sensações mais sutis do seu corpo permitirá que você entre em um estado de calma atenta, na qual suas ações serão guiadas mais pela intuição e suas sensações que por seu esforço consciente. Esse é um estado zen.
(ZensorialMente, p.26)
Estanislao Bachrach explica que a não compreensão dessas emoções também é capaz de alterar as reações corporais. “O corpo e cérebro ficam no piloto automático e começam a estabelecer respostas emocionais padrões que geram desconforto físico e mental: como calor quando sente ódio, temor quando se tem medo ou dor de barriga em momentos de raiva.” Para controlar estes estímulos prejudiciais e a liberação inconsciente de energia, o autor propõe experiências sensoriais e uma jornada de introspecção, como: meditação, yoga e a prática do mindfulness – método de respiração e atenção plena nos acontecimentos presentes.
Com dicas e atividades simples para executar diariamente, Bachrach estimula o leitor a exercitar a inteligência sensorial, composta pela habilidade de prestar atenção e capacidade de registrar em harmonia o que a mente e o corpo estão “dizendo”, como parte de um sistema maior, visceral e unificado. Mais do que um livro, ZensorialMente é um convite para uma viagem interna que pode ajudar a responder questões profundas e alcançar maior clareza e comprometimento para uma vida com mais propósito e tranquilidade.
Ficha técnica:
Título: ZensorialMente
Subtítulo: Deixe seu corpo ser seu cérebro
Título original: ZensorialMente: dejá que tu cuerpo sea tu cerebro
Autor: Estanislao Bachrach
Tradutor: Ricardo Giassetti
Número de páginas: 292
Editora: Latitude
ISBN: 978-65-89275-51-0
Preço: R$ 64,90
Onde encontrar: Amazon | VR-Commerce | Principais livrarias do Brasil
Sobre o autor: Estanislao Bachrach é especialista em liderança, inovação, inteligência emocional e mudança. Já atuou como instrutor em Pediatria na Harvard Medical School, professor na Torcuato di Tella Business School e presidente da Crimson, que lidera e organiza programas educacionais mesclando inovação científica, tecnológica e no âmbito da saúde. Ele é pesquisador em biologia molecular e genética relacionadas ao desenvolvimento da inovação biológica, principalmente na área da saúde. A extensa formação de Bachrach inclui graduação em Ciências, Matemática e Biologia na Argentina, doutorado na França e pós-doutorado nos EUA. Sua carreira de sucesso também engloba lecionar empreendedores em Harvard e a publicação de diversos artigos e livros acadêmicos, além de atuar como consultor empresarial.
Acompanhe o autor no Instagram: @estanislaobachrach
Sobre a editora: A Latitude marcou um novo ciclo da VR Editora. Voltado ao aprimoramento pessoal e dedicada ao público adulto. Foi por meio do autor e psicólogo Marcos Lacerda que a Latitude deixou a sua marca nesse gênero literário cuja missão é provocar nos leitores uma mudança de vida por meio da reflexão sobre diferentes temas, como: saúde mental, finanças pessoais, negócios, espiritualidade, sociedade, empoderamento feminino entre outros. Desse modo, Latitude pretende ser uma bússola por meio da qual cada leitor possa encontrar sua rota em direção um futuro promissor.