Fazer exercício sempre importante pra saúde

Seja pela correria do dia a dia ou até mesmo por desinteresse, praticar atividades físicas nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas pessoas começam a treinar e, em seguida, abandonam os exercícios. Mas, para este ano que se inicia, os especialistas reforçam a importância de sempre se exercitar, especialmente pelos benefícios à saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 47% dos brasileiros não praticam exercícios regularmente. O grande obstáculo é começar e parar no meio do caminho, mesmo sabendo que esse tipo de atividade traz diversos benefícios. Para a coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul, Profa. Ma. Thelma Hoehne Peres Polato, o fundamental para a constância nos exercícios é manter disciplina.

“Começar não é fácil, contudo, os benefícios substanciais dependem de cronicidade no treino. Portanto, pense que ser constante é imprescindível para conquistar ótimos resultados, tanto para a saúde física quanto mental”, reflete.

Veja 7 dicas para PEDALAR com segurança

E não há tipos de exercícios mais indicados para quem vai começar ou retomar a rotina. Segundo o Prof. Dr. Raphael Afonso de Matos, professor do curso de Educação Física da mesma Instituição, essa é uma questão individual. “Mesmo em iniciantes, possuímos um grupo extremamente heterogêneo. Alguns são jovens, outros não, alguns são hipertensos ou possuem problemas articulares, outros não. Eis a importância do educador físico na prescrição assertiva do treino”, comenta.

No caso das pessoas que estão há muito tempo sem se exercitar, Matos explica que é necessária uma análise prévia com o profissional responsável, além disso, o mais importante é respeitar os próprios limites físicos. “Não tente tirar um ano de atraso em um mês. Problemas articulares e lesões musculares são os mais comuns em indivíduos que exageram no início do protocolo de treino”, afirma.

Thelma ressalta que para os iniciantes não é necessário realizar as atividades em lugares específicos. Tudo depende do que tem disponível e da condição do indivíduo, já que o treinamento pode ser feito em qualquer lugar e de diferentes formas.

Por fim, Matos finaliza dizendo que: “Não existe idade ideal para começar a realizar atividades físicas, pois os exercícios são benéficos em qualquer idade e vale ressaltar que, antes de tudo, você deve procurar por um profissional de educação física para um resultado mais otimizado”.

Como manter os exercícios físicos em dia neste ano?

Como manter os exercícios físicos em dia neste ano?

Abaixo, seguem as principais recomendações para manter em dia a rotina dos treinos:

– Procure por um profissional capacitado de sua confiança;

– Respeite o seu corpo;

– Escolha uma atividade que seja do seu interesse;

– Não tenha pressa, os resultados virão com a constância e a intensidade adequada dos treinos;

– Vença a indisposição.

 

###

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul – Há quase 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul possui alunos distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel, Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e Villa Lobos. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento