Um concurso cultural promovido por uma agência esportiva provocou controvérsia nas redes sociais ao premiar uma imagem considerada machista e violenta por internautas.A promoção da OTB Sports, empresa que gerencia carreiras de jogadores e técnicos de futebol, foi lançada no último dia 20.O objetivo era premiar o torcedor flamenguista que publicasse a melhor foto que representasse “seu amor pelo Flamengo”. O prêmio: uma camisa autografada do atacante peruano Paolo Guerrero, atleta gerenciado pela empresa.
Na terça-feira, a OTB publicou o resultado em sua página no Facebook. A imagem vencedora mostra um torcedor flamenguista comemorando em frente à TV e uma mulher, aparentemente fã de uma equipe rival, presa e amordaçada em uma cadeira ao lado.A reação nas redes foi imediata. “Será que não confundiram e escolheram a pior?”, escreveu Thatiana Penna de Lima. “Que vergonha, hein, OTB Sports, Melhor já ir preparando a retratação”, foi a mensagem de Paulinha Mariá.”Ofensivo”, “vergonhoso” e “violento” foram alguns outros adjetivos usados para descrever a imagem.
Na avaliação desses internautas, a foto premiada descumpriu o regulamento do próprio concurso. Uma das regras dizia que a imagem a ser selecionada não poderia ter “cunho ofensivo, imoral, racista, discriminatório, com teor ilícito ou imagens que sugiram ou estimulem atos que possam colocar em risco a saúde, segurança e vida da audiência”.Diante da repercussão negativa, a OTB apagou a publicação com a foto controversa e desclassificou a imagem. O post original foi reproduzido pelo site Dibradoras, página que luta por mais espaço para as mulheres no meio esportivo.