Não dá mais para postergar. O segmento dos sedãs médios não será o mesmo depois de 2016. O lançamento da segunda geração do Chevrolet Cruze com o motor 1.4 turbo, somado à breve chegada do novo Honda Civic que traz como principal novidade o motor 1.5 turbo ??? juntando com os já existentes motores 1.6 turbo do Grupo PSA (Citröen C4 Lounge e Peugeot 408) e o Volkswagem Jetta 1.4 turbo ??? mostra que aliar bom desempenho com baixo consumo está na pauta do dia. Quem fica devendo no quesito são Toyota Corolla e o Nissan Sentra, com seus motores 2.0 aspirados.
Já que começamos por ele, o novo motor Ecotec 1.4 turbo é flex e conta com tecnologias como injeção direta de combustível, comando variável de válvula e sistema Stop/Start. Ele trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais pela alavanca. Com isso, 90% do torque já está disponível com 1.500rpm. O consumo do modelo recebeu nota A no programa de eficiência energética do Inmetro, tendo ficado cerca de 30% mais econômico que o modelo antigo, não apenas pelo motor, mas também pela dieta que resultou na perda de quase 100 quilos e pelas melhorias aerodinâmicas. Apesar de ter perdido peso, a carroceria ficou 25% mais rígida em torção. Para completar a configuração mecânica, a direção é elétrica progressiva e a suspensão traseira traz o tradicional eixo de torção.