A Prefeitura de Nova Odessa constrói um novo LEV (Local de Entrega Voluntária), um espaço destinado para a coleta de materiais recicláveis. A obra, que será o novo modelo de LEV a ser adotado pelo município, é construída na Rua Manaus, na EMEF Profª Alvina Maria Adamson ??? Jardim São Jorge. No total, são investidos cerca de R$ 14 mil, com serviços da empresa Recam.
O objetivo da obra, assim que concluída, é estimular a população na correta destinação de materiais recicláveis. Atualmente, em Nova Odessa há dois LEVs, um no Parque Ecológico Isidoro Bordon e outro no Bosque Manoel Jorge. Nestes espaço, é possível descartar materiais como papeis, plásticos, metais e vidros.???Este novo Local de Entrega Voluntária será o modelo de novos pontos a serem instalados no município. Assim que finalizado, o espaço contará com portas corrediças, além de que o material depositado pela população ficará em big bags (grandes sacolas). Isso facilita a logística e evita o espalhamento dos recicláveis???, explicou a a diretora de Licenciamento e Fiscalização Ambiental de Nova Odessa, Aryhane Massita.A diretora também lembrou que todo o material reciclável é recolhido pela CooperSonhos, uma cooperativa de catadores de recicláveis, que trabalha em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa. ???O que para uns é considerado resíduo, para outros é matéria-prima. Por isso a colaboração da população é essencial na separação dos materiais recicláveis???.A proposta da Administração Municipal, segundo Aryhane, é que novos LEVs, seguindo o modelo a ser adotado no Jardim São Jorge, sejam implantados em outros bairros, além do que os dois LEVs existentes passem por pequenas adaptações. ???Temos grande preocupação em ampliar a coleta seletiva que, além de representar fonte de renda para as famílias da CooperSonhos, reduz os resíduos que vão para o aterro sanitário e auxiliam na preservação ambiental???, ressaltou.
Locais de Entrega Voluntária em funcionamento:
Parque Ecológico Isidoro BordonRua João Bolzan, nº 475, Mathilde Berzin ??? Nova OdessaHorário de funcionamento: 24 horas
Bosque Manoel JorgeRua 15 de Novembro, s/nº, Jardim Santa RosaHorário de funcionamento: 24 horas
Materiais que podem ser descartados:Papel, papelão, plástico, vidros, metais e isopor.Materiais que N??O podem ser descartados:Restos de alimento, animais mortos, resíduos hospitalares, restos de podas de árvores e entulhos.