Um peixe-lua com 2,7 toneladas que apareceu no litoral dos Açores – um território autônomo de Portugal – em dezembro do ano passado foi reconhecido como o maior do mundo encontrado até hoje. A informação foi confirmada pela comunidade científica nesta sexta-feira, com a publicação de um artigo no periódico “Journal of Fish Biology”.
O animal media 3,25 metros de comprimento e 3,6 metros de altura. O recorde anterior era de um peixe-lua encontrado em 1996, no Japão. Este espécime pesava 2,4 toneladas.
— Nós recolhemos os dados com todo o rigor científico e apresentamos os nossos dados a uma revista científica, que os validou, inclusive a calibração da balança. E, perante as provas documentais que mostramos, eles aceitaram o artigo para publicação. Como tal, está validado por investigadores e pela revista científica — explicou José Nuno Pereira, da Associação Naturalistas do Atlântico, em entrevista à RTP.
Os pesquisadores acreditam que o peixe-lua encontrado nos Açores morreu após se chocar em uma embarcação, pois ele apresentava uma contusão na cabeça, possivelmente provocada por uma pancada.
Exames realizados no animal não encontraram quaisquer plásticos ou outros elementos prejudiciais no estômago do peixe-lua.
(crédito: Reprodução/Twitter @KotrschalA)