Santa Bárbara d’Oeste sediou na terça-feira (18) no Museu da Água, a reunião do Programa Reconecta – RMC. O objetivo foi discutir sobre a implementação de diretrizes básicas de arborização urbana que serão incluídas no Plano Diretor Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Campinas.
A reunião contou com a presença de representantes de Americana, Campinas, Nova Odessa, Hortolândia, Santo Antônio de Posse, Valinhos e Indaiatuba. O subgrupo é vinculado ao Grupo de Trabalho de Proteção e Recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Demais Áreas Protegidas, vinculadas às ações do Programa Reconecta – RMC.
Dentre os assuntos abordados estão os planos de arborização em áreas urbanas consolidadas ou a serem urbanizadas que se encontram dentro dos 2 km de largura das áreas de conectividades definidas para o PDUI, a fim de integrar as áreas de relevância ecológica em toda a Região Metropolitana de Campinas.
Na reunião foi apresentado o aplicativo que está sendo desenvolvido pela UNIMEP e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste para a realização do cadastro arbóreo da área urbana da cidade, etapa fundamental para definição das diretrizes necessárias.
Os encontros do Reconecta ??? RMC acontecem desde 2017 com foco nas discussões sobre a recuperação de APPs (Áreas de Proteção Permanente), manejo e conservação da fauna silvestre, criação de Unidades de Conservação e melhoria de áreas de proteção já existentes.