A Usina São José S/A Açúcar e Álcool, sediada em Rio das Pedras, recebeu uma multa devido a um incidente que resultou na morte de mais de 235 mil peixes e afetou uma área de proteção.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) concluiu nesta sexta-feira (19) um relatório técnico que serviu de base para um auto de infração responsabilizando a Usina São José S/A Açúcar e Álcool pelo vazamento de resíduos da cana-de-açúcar com alta carga orgânica.

O incidente causou a mortandade ao menos 235 mil peixes (estimativa conservadora) na região urbana de Piracicaba em 7 de julho e na Área de Proteção Ambiental (APA) Tanquã em 15 de julho.

Mais notícias da cidade e região

A Cetesb identificou a relação direta entre o extravasamento de substância poluente (águas residuárias do processo industrial e mel de cana-de-açúcar) pela usina e os dois episódios de mortandade de peixes.

A solução aplicada à empresa inclui agravantes como a missão em relação ao vazamento de substâncias poluentes, o grande número de peixes mortos e o impacto sobre uma área de proteção ambiental, totalizando uma multa de R$ 18 milhões. Além da multa, a CETESB exigirá que a usina adote medidas corretivas e técnicas. (Pós: CANAL DE PIRACICABA)

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP