O Zoo Americana ??? Parque Ecológico ???Cid Almeida Franco??? – levará hoje, quarta-feira, a ariranha, espécie ameaçada de extinção, para o Parque Ecológico de Sorocaba. O cambeamento de animais, como neste caso, é realizado para que exista tentativa de reprodução em cativeiro da espécie, já que Americana possui apenas o macho e Sorocaba tem uma fêmea. Após a reprodução, Americana receberá filhotes do cruzamento.
 
Segundo Gustavo Malufe, diretor do parque, existia o estudo para a reprodução e agora foi viável o cambeamento. ???Estamos em um momento de poder reproduzir nossos animais e a ariranha é uma delas. Estudamos um tempo atrás, mas somente agora foi viável. A adaptação dela em Sorocaba será de uns dois meses e, após este período, eles terão grande chances de se reproduzirem???, explicou.
 
A ariranha é um mamífero silvestre, possui de 22 a 34 quilos e é carnívora. Ela come, em média, 3 kg de carne por dia e é muito encontrada na Colômbia, Venezuela, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil (Floresta Amazônica e Pantanal). Sua longevidade é de 17 anos.
 
Allan Jonas Duarte, o Aladin, secretário de Serviços Urbanos, afirmou que o cambeamento é uma forma de manutenção da fauna. ???Há 15 dias que intensificamos o cambeamento de animais no parque ecológico e também a vinda de novos animais como o lobo-guará, e a revitalização dos recintos das cobras. Estamos fazendo algumas trocas também como a ariranha que está indo hoje para Sorocaba e isso colabora para a manutenção da fauna, para qualidade de vida desses animais, que terão relacionamentos, assim teremos continuidade das espécies, que estão ameaçadas de extinção???, disse.
 
Segundo Cecília Pessoto, bióloga de Sorocaba, os técnicos do parque cuidarão da ariranha e avaliarão o animal. Para o sucesso da reprodução, Americana esperará, em média, seis meses para retorno do animal, já que sua reprodução dura, em média, de 65 a 70 dias.