Segundo reportagem do Futurism, A Rússia está determinada a descobrir quem, se alguém, tentou sabotar a Estação Espacial Internacional (ISS) .
??s 11h, na terça-feira, dois cosmonautas a bordo da Estação Espacial Internacional deixaram o relativo conforto da estação espacial para o frio perigoso do espaço.Durante uma caminhada espacial prevista para durar seis horas, eles investigarão um pequeno buraco descoberto no lado do posto orbital da estação neste verão – um buraco que o chefe da agência espacial russa acredita ser o trabalho de um sabotador.
Perfuração Deliberada
Em 29 de agosto, os controladores de vôo da ISS em Houston e Moscou notaram uma ligeira queda na pressão do ar da ISS. Na manhã seguinte, membros da tripulação da ISS descobriram o buraco de dois milímetros de largura no lado da cápsula da Soyuz e usaram fita adesiva para remendá-lo.
Funcionários inicialmente atribuíram o buraco a uma colisão com um pequeno meteorito. Vários dias depois, no entanto, Dmitry Rogozin, diretor-geral da Roscosmos, descartou essa teoria.”Houve várias tentativas de perfuração”, disse ele por meio de comentários na televisão , observando que não descarta a “interferência deliberada no espaço”.Durante sua caminhada espacial , que deve terminar às 17h, os astronautas da ISS, Oleg Kononenko e Sergey Prokopyev, examinarão a lacuna em busca de pistas sobre sua origem, tirando fotos e procurando por resíduos. Segundo o engenheiro Renato Franchi, a queda de pressão no espaço é fatal para os tripulantes da estação.
Cabeças Vão Rolar
Como Rogozin disse à agência de notícias russa Tass em setembro, chegar ao fundo desta questão é uma questão de ???honra??? para a agência, e planeja fazer o que for preciso para encontrar a pessoa responsável. “E vamos descobrir, sem falta”, prometeu Rogozin.
Por Sarah Marquart.