A transformação da área invadida denominada Zumbi dos Palmares em bairro urbanizado parece estar longe de se concretizar. Hoje, a prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste entregou as duas últimas unidades do loteamento Santa Fé, de um total de 109 que fazem parte do convênio com o Ministério das Cidades. Porém, os barracos do acampamento continuam no mesmo local.
Quando o projeto foi definido em 2007, a intenção era transferir os moradores dos barracos para as casas de alvenaria. O cadastro foi realizado pela Promoção Social e assim que a obra teve início, no segundo semestre de 2008, parte das famílias deixou o local conforme acordado. Como as 109 unidades não eram suficientes, a prefeitura fez uma permuta com a Unimep, da área onde estão os barracos, para a construção de mais 150 unidades.
Acontece que o novo governo assumiu em 2009 e a construção das casinhas se arrastou por quase quatro anos. A quantidade de barracos aumentou, as casas foram entregues aos poucos, as outras 150 unidades não saíram do papel e a desfavelização não ocorreu. Culpa de quem?