Mentorias da Suzano ampliam horizontes de estudantes de Americana

Iniciativa realizada em parceria com o Instituto Joule conecta colaboradores(as) voluntários(as) da empresa a jovens do Ensino Médio, promovendo trocas que transformam trajetórias

Leia + sobre  economia, emprego e mercado

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, celebra o encerramento de mais uma edição do programa de mentorias “Contribuindo para o Futuro”, realizado em parceria com o Instituto Joule. A iniciativa alia aprendizado técnico e inspiração para o futuro, com a missão de fortalecer a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho e abrir portas para jovens talentos.

Por meio de mentorias individuais e coletivas, colaboradores(as) voluntários(as) da companhia apoiam estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, promovendo aprendizado, trocas e conexões que vão além da sala de aula. Nesta edição, participaram do programa 15 alunos da Escola Estadual Professor Wilson Camargo, de Americana.

A iniciativa reflete os valores da companhia. “Quando dizemos que na Suzano somos ‘gente que inspira e transforma’, estamos falando de projetos como o “Contribuindo para o Futuro”, que conecta nossos colaboradores e colaboradoras a jovens estudantes em um processo de troca genuína. Mais do que orientar sobre carreira, buscamos ampliar repertórios, derrubar barreiras e criar caminhos de futuro mais inclusivos e acessíveis. Ao criar oportunidades e transformar trajetórias, reforçamos nosso compromisso de gerar e compartilhar valor para todos os públicos”, destaca Adriano Martins, coordenador do Programa Voluntariar da Suzano.

Mentorias da Suzano ampliam horizontes de estudantes de Americana

Durante 16 semanas, os(as) jovens participaram de mentorias quinzenais, presenciais e on-line, abordando temas essenciais para o desenvolvimento integral, como missão pessoal, inteligência emocional, habilidades técnicas e comportamentais, construção de marca profissional, elaboração de currículo e perfil no LinkedIn, além de simulações de entrevistas de emprego. Os encontros também abordaram temas como carreira, liderança, empatia e relacionamento interpessoal, auxiliando os(as) estudantes na construção de um plano de vida e carreira e ampliando o networking. Os(as) jovens ainda tiveram a oportunidade de visitar a unidade da Suzano em Limeira, vivenciando de perto a rotina industrial e conhecendo a cadeia de produção de papel.

O programa se alinha ao compromisso da empresa de contribuir para a melhoria das condições de vida nas regiões onde atua, com a meta de ajudar a tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030. A inserção profissional de jovens é um dos pilares fundamentais para alcançar esse objetivo. Os(as) estudantes participantes são selecionados(as) com base em critérios que priorizam o apoio a jovens em situação de vulnerabilidade sociais, promovendo a equidade e inclusão.

Transformação de trajetórias

Para os(as) jovens, a experiência vai muito além da orientação profissional. “Estou muito feliz por participar desse programa de mentoria da Suzano. Com certeza é uma oportunidade valiosa de aprendizado sobre o mercado de trabalho e de crescimento profissional. Também tive a oportunidade de visitar a unidade de Limeira e ver de perto como funciona a fabricação do papel. Foi uma experiência que vou guardar para sempre”, contou a aluna Lohaine Vilela, de 17 anos.

Jheniffer Bobato, de 16 anos, destaca que conhecer iniciativas que promovem educação, reduzem desigualdades e incentivam o protagonismo jovem fazem enxergar ainda mais possibilidades para o futuro. “Tenho a certeza de que conhecimento transforma e que cada passo, por menor que pareça, faz parte de um caminho com propósito”, destacou.

O impacto também é sentido pelos(as) mentores(as) voluntários(as). “Durante essa jornada, tive o privilégio de ser mentora do João, um jovem extremamente dedicado e curioso, o que permitiu grandes trocas e aprendizados. Praticar o voluntariado é uma forma poderosa de gerar impacto social, mas também de crescer pessoal e profissionalmente. É inspirador ver como pequenas contribuições podem abrir novos caminhos e transformar perspectivas. Iniciativas como essa aproximam pessoas e constroem um futuro mais justo e colaborativo”, afirmou Isabelly Ribeiro, analista de Colheita Florestal Pleno da Suzano.

O “Contribuindo para o Futuro” integra o Voluntariar, programa de voluntariado corporativo da Suzano que incentiva colaboradores(as) a atuarem em ações sociais e de cidadania. A parceria com o Instituto Joule fortalece a diversidade e inclusão no mercado de trabalho, preparando jovens para novos desafios e oportunidades.

A iniciativa reforça o compromisso da Suzano com o desenvolvimento das comunidades onde está presente, celebrando os 150 anos de Americana com ações que valorizam a educação, a cultura e o protagonismo juvenil.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP