Alertas da Defesa Civil sobre desastre naturais
As chuvas dos meses de verão reforçam a importância de sistemas que garantem a comunicação e a prevenção de riscos em cenários de desastres naturais, como as enchentes. Um exemplo disto é a ferramenta de alertas que a Defesa Civil, em parceria com a Robbu e o WhatsApp, disponibiliza à população para recebimento e envio de mensagens por meio do aplicativo para informar, em tempo real, sobre as possibilidades de enchentes, deslizamentos e outros problemas urbanos.
Nos primeiros meses de 2023, por exemplo, a Defesa Civil Nacional enviou 5.916.869 alertas para os usuários a partir de sua conta oficial no WhatsApp informando sobre a possibilidade de ocorrência de desastres naturais. A região que teve o maior número de mensagens enviadas foi a Sudeste, com 50,9%. Atualmente, o órgão tem 74.061 usuários ativos em seu banco de dados para o recebimento dos alertas via aplicativo de mensagens.
O chatbot responsável pelos alertas é fruto de uma parceria entre a Robbu, o WhatsApp e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). É possível receber as mensagens também por meio de SMS, TV por assinatura, Google e Telegram.
“Manter esse canal de comunicação aberto — entre gestão pública e cidadãos — é essencial para a segurança da população nessas situações. Isso porque, o projeto permite que todos estejam preparados e cientes dos dias com mais riscos, o que direciona as pessoas a se reprogramar e buscar um lugar seguro”, diz Francisco Dabus, diretor Comercial da Robbu.
Como se cadastrar?
Para receber os alertas, é preciso que o usuário envie uma mensagem para o telefone (61) 2034-4611. Após esse envio, será possível compartilhar a localização atual, ou escolher outras localidades, que sejam do interesse, para ficar por dentro das notificações.
Sobre a Robbu
Fundada em 2016, a Robbu é líder em soluções em soluções de automação da comunicação entre marcas e clientes. O grupo fornece uma comunicação única e organizada às empresas por meio de uma plataforma omnichannel totalmente personalizável que se integra aos serviços, sistemas e APIs de cada cliente ou parceiro. O resultado é uma interface conversacional intuitiva e automatizada capaz de aumentar as vendas, crescer a base de clientes e reduzir os custos operacionais através do uso de AI, chatbots e atendimento humano.
A empresa é parceira do Google, Meta e Microsoft, provedora oficial do WhatsApp Business API e foi a Empresa Destaque do Facebook (Meta) em 2021. Sediada em São Paulo e presente em outros três países: Argentina, Portugal e Estados Unidos, a Robbu conta com mais de 800 clientes e parceiros de negócios em 26 países.
Entre seus clientes estão: BBVA, Petrobrás, Ministério da Saúde, Crefisa, Yamaha, Sicoob, Poupatempo, Roche, Cielo, Banco BMG, BASF, DETRAN, Prodesp, Defesa Civil, Supremo Tribunal Federal, Prudential Seguros, Banco BV, Danone, Editora Globo dentre outros.
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Radar meteorológico de alta precisão gera ganho de eficiência nas operações do terminal da VLI na Baixada Santista
Apesar de o ano passado ter sido mais chuvoso que 2021, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – operou 726 horas, ao longo de todo o ano passado, sob a possibilidade de ocorrência de eventos climáticos, sem colocar em risco a qualidade das cargas embarcadas e desembarcadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista, em São Paulo. Isso representa uma movimentação de 1,1 milhão de toneladas, além da redução significativa do tempo de parada dos navios diante do risco de chuvas, que se tornou possível após a implantação de um radar meteorológico de alta precisão que monitora a chuva em tempo real.
Trata-se da meteorologia portuária, um programa de inovação da companhia, que opera com base em uma plataforma tecnológica pioneira para nowcasting (previsão do tempo de curtíssimo prazo). Em relação a 2021, o ganho foi de 17 horas em operação, além de 9% de aumento no volume movimentado.
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