A Prefeitura de Americana assinou, no final da tarde de sexta-feira (08/12), o contrato com a empresa 3A Multimídia e Sistemas, que gerenciará a cobrança de ingresso no Parque Ecológico Cid de Almeida Franco. A empresa já vai começar a instalação dos equipamentos, como catracas, totens, câmeras de monitoramento e toda a estrutura para o funcionamento da bilheteria. A expectativa do secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, é que a cobrança de entrada comece a vigorar em 15 de janeiro do ano que vem.
O valor arrecadado com a cobrança do ingresso será destinado ao Fundo Especial de Revitalização e Manutenção do Parque Ecológico e do Jardim Botânico e será revertido para melhorias nos espaços. ???A nossa prioridade é com ações que proporcionem mais acessibilidade ao Parque Ecológico. Pretendemos, ainda, reformar os banheiros e investir no bem-estar dos animais. Alguns recintos já estão sendo recuperados, mas o dinheiro arrecadado com a cobrança de ingressos dará mais agilidade a esses processos???, afirmou Giuliani.
De acordo com a lei aprovada pela Câmara Municipal, a cobrança será de R$ 4 para pessoas entre 12 e 59 anos. Crianças  de 6 a 11 anos e alunos do ensino fundamental, médio e superior que comprovem a condição de estudante pagam meia, ou seja, R$ 2.
A cobrança estabeleceu algumas categorias que estão isentas do pagamento, como crianças até cinco anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. No caso de o deficiente necessitar da presença de um acompanhante, este também não precisará pagar o ingresso.
Alunos, professores e monitores de escolas municipais e estaduais localizadas no município de Americana, que agendarem previamente uma visita ao parque de segunda a sexta-feira, também estarão isentos do pagamento da entrada.